Poder Judiciário/Escola da Magistratura/Mídias/Notícias

Treinamento para uso do PJE Mídias em Paço do Lumiar, Anajatuba e Rosário

Inscrições abertas de 5 a 9 de junho

06/06/2023
Ascom ESMAM

O Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), com o apoio da Diretoria de Informática e Automação e Escola Superior da Magistratura do Maranhão (ESMAM), promoverá capacitação de servidores e servidoras das comarcas de Paço do Lumiar, Anajatuba e Rosário para utilização do PJe Mídias e Audiência Digital - solução do Conselho Nacional de Justiça que permite maior facilidade na veiculação de arquivos de áudio e vídeo no sistema de processo judicial eletrônico. O treinamento terá duração de 30 horas-aula (teoria e prática), de acordo com cronograma abaixo:

 

PROCESSO JUDICIAL ELETRÔNICO – PJE 2.0 E PJE MÍDIAS / AUDIÊNCIA DIGITAL

PAÇO DO LUMIAR

Inscrições: 05 a 09/06 - AQUI

Realização: 19 a 21/06 – (presencial)

Instrutor: Igor Ramos Campos

 

ANAJATUBA

Inscrições: 05 a 09/06 - AQUI

Realização: 21 a 23/06 – (presencial)

Instrutor: Thiago Henrique Bezerra

 

ROSÁRIO

Inscrições: 05 a 09/06 - AQUI

Realização: 21 a 23/06 – (presencial)

Instrutor: Uilson Pereira

O conteúdo abordará sobre os princípios básicos do sistema PJe Mídias, softwares requeridos para acesso, detalhamento aprofundado do funcionamento do sistema, demonstração prática do sincronismo de mídias, uso do link em processo eletrônico, prática no sistema de homologação.

A Diretoria de Informática, por meio do Núcleo de Help Desk, é responsável pela instalação do programa do PJE Mídias no computador das salas de audiência. A sincronização dos arquivos é realizada a partir deste equipamento, conforme será detalhado ao longo do curso.

Neste ano, o treinamento abrange as comarcas de Vitória do Mearim e Santa Luzia, Alcântara, Paço do Lumiar, Anajatuba, Rosário, Caxias, Timon, Vitorino Freire, Lago da Pedra, Olho D´Água das Cunhãs, Paulo Ramos, Parnarama e mais três outras turmas de EAD, destinadas a participantes das comarcas mais distantes.

PJe MÍDIAS e AUDIÊNCIA DIGITAL

Lançado pelo CNJ em maio de 2020, o PJe Mídias é uma ferramenta digital que faz parte do Processo Judicial Eletrônico (PJe) e permite o armazenamento de documentos digitais de processos judiciais em tramitação nos Tribunais brasileiros. A utilização do portal PJe Mídias permitirá o uso de arquivos de áudio e vídeo, em formatos e tamanhos superiores aos especificados pelos sistemas judiciais já utilizados no TJMA, com ganho de eficácia na prestação jurisdicional.

Enquanto o PJe Mídias reúne as mídias das audiências de um processo, com foco na interação com o público externo, especialmente operadores de Direito, o sistema Audiência Digital realiza a criação de mídias digitais das audiências de um processo. Ou seja, faz a gravação de audiências e a sincronização destas no portal PJe Mídias.

 

Núcleo de Comunicação da ESMAM

(esmam@tjma.jus.br)

Facebook - @esmam.tjma

Instagram - esmam_tjma

GALERIA DE FOTOS