Poder Judiciário/Escola da Magistratura/Mídias/Notícias

ESMAM conclui curso prático de gestão de projetos

Ação é uma das etapas da Trilha da Inovação - sequência de atividades formativas para o aprimoramento de processos de trabalho no TJMA

01/06/2023
Fernando Souza

A Escola Superior da Magistratura do Maranhão (ESMAM) concluiu o curso Gestão de Projetos: como tirar ideias do papel, mais uma etapa da Trilha da Inovação - sequência de atividades formativas voltadas para o aprimoramento de processos de trabalho e melhor entrega da prestação jurisdicional. A proposta de educação disruptiva, aplica a inovação na busca de soluções para situações do cotidiano corporativo. A formação contou com a participação de 40 cursistas, dentre profissionais do Judiciário maranhense e instituições parceiras do Sistema de Justiça. 

O objetivo da trilha é apresentar um conjunto de conhecimentos, habilidades, técnicas e ferramentas utilizadas para identificar problemas, idealizar soluções colaborativas, planejar e construir projetos voltados à geração de produtos inovadores para a instituição. Essa concepção está focada na concretização do princípio da excelência e alinhada com a estratégia do Poder Judiciário do Maranhão, que atua no aprimoramento de suas rotinas de trabalho para a entrega eficiente de serviços à população. 

Com um total de 40 horas, esta etapa da formação foi realizada na modalidade EAD, de 18 a 31/5, e conduzida pela formadora Laiza Spagna, que trabalhou aspectos como ciclo de vida do projeto, conceitos fundamentais, como planejar, o canvas e a gestão de projetos, como delimitar o problema, como definir a solução, práticas de iniciação, fatores críticos de sucesso e os resultados esperados. Finalizadas as aulas, resta aos cursistas a entrega da atividade final, que consiste na elaboração de um projeto voltado para atender oportunidades de melhoria das rotinas de trabalho do Judiciário.

Desde 2010, o Tribunal de Justiça do Maranhão vem desenvolvendo suas ações focadas na definição de estratégias globais e no planejamento para o alcance dos objetivos organizacionais. São ações voltadas para o aperfeiçoamento e melhoria das rotinas de trabalho, tanto na esfera judicial, como no âmbito administrativo, contribuindo para o alcance da missão do Judiciário maranhense, que é de  atender à sociedade com efetividade na solução de conflitos e contribuir para o fortalecimento do Estado democrático de Direito.

APLICAÇÃO PRÁTICA

Na avaliação de alunas e alunos as aulas foram bem dinâmicas, aliando conhecimentos teóricos e práticos, capazes de estimular a reflexão a partir da conjuntura vivida em suas unidades de trabalho. Foi uma oportunidade de entender e percorrer todas as etapas do processo de construção de um projeto desde o nascimento até a entrega. Para Nathalia Sarmento, assessora administrativa do 7º Juizado Especial Cível, o aprendizado vai oportunizar a elaboração de projetos que possam melhorar os processos de trabalho na sua unidade. 

 

Print da tela do computador com imagens dos particiantes do curso na plataforma de educação a distância.

 

“O curso foi extremamente valioso para o meu aprendizado. Já nesta etapa da trilha, aprendi a planejar projetos de maneira eficiente, estabelecendo metas claras, prazos realistas e identificando os recursos necessários. Além disso, aprendi como envolver todas as partes interessadas desde o início, promovendo colaboração e engajamento de equipes. Já estamos iniciando a aplicação em nosso ambiente de trabalho, a fim de alcançar mais eficiência na execução das tarefas. Também melhoramos a comunicação entre os membros da equipe, promovendo sinergia e alinhamento”, avaliou a assessora.


Núcleo de Comunicação da ESMAM
E-mail: esmam@tjma.jus.br
Facebook: @esmam.tjma
Instagram: esmam_tjma
Fone: (98) 3235-3231

GALERIA DE FOTOS