Poder Judiciário/Escola da Magistratura/Mídias/Notícias

ESMAM participa do Encontro Nacional de Bibliotecas do Poder Judiciário

Evento

20/03/2023
Ascom ESMAM

A Biblioteca Desembargaoora Madalena Serejo, da Escola Superior da Magistratura do Maranhão (ESMAM), representada pelas bibliotecárias Manoelle Santos, Jakelina Portugal Fonseca e Joseane Cantanhede, participou das atividades do 1º Encontro Nacional de Bibliotecas do Poder Judiciário (ENBIJUD), que aconteceu em Brasília, nos dias 16 e 17 de março. O evento promovido pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), por meio da Divisão de Gestão da Informação e Biblioteca (Digib), ocorreu no auditório da Escola de Magistratura Federal (Esmaf).

O encontro, que passará a ser bianual, é realizado em alusão ao Dia da Pessoa Bibliotecária, comemorado no dia 12 de março. O I ENBIJUD, exclusivo para as bibliotecas, foi criado a partir da Rede Nacional de Bibliotecas Judiciárias (Bibliomemojus), da qual a Biblioteca Desembargaoora Madalena Serejo faz parte tendo as bibliotecárias da instituição como membras. A Rede tem por objetivo, incentivar a cooperação integrada, fomentar a interlocução e a colaboração entre bibliotecários jurídicos, ampliar o acesso à informação jurídica e o aprimoramento das atividades do judiciário.

O evento reuniu mais de 200 profissionais das bibliotecas jurídicas de todo país para compartilhar boas práticas, discutir os desafios e novas perspectivas bibliotecas como
plataformas de conhecimento e de como atender as necessidades estratégicas dos tribunais. A programação do encontro contemplou quatro eixos: Gestão, Biblioteca Digital, Memória e Agenda 2030 e Inovação. Além de realizar um diagnóstico das bibliotecas do Poder Judiciário, que será encaminhado ao CNJ.

Na abertura, foram apresentados três dispositivos do CNJ que fortalecem e incentivam as atividades das bibliotecas judiciárias, como a Resolução CNJ n. 316/2020, a Resolução CNJ n. 324/2020 e a Resolução CNJ n. 429/2021. A primeira mesa de discussão contou com a presença do desembargador federal Ney Bello, jurista maranhense, que em sua fala, destacou a importância das bibliotecas, da leitura e dos livros. "Se lêssemos mais, não estaríamos vivenciando uma crise civilizatória”, pontuou o magistrado, enaltecendo a importância da pessoa bibliotecária como facilitadora de uma conversa democrática no sistema jurídico.

Entre as principais linhas de discussão, estão a aplicabilidade dos objetivos da Agenda 2030 da ONU nas bibliotecas, Inovações nas redes de bibliotecas do Poder Judiciário, Bibliotecas jurídicas como espaços de defesa dos direitos humanos, Inteligência artificial para Bibliotecas e as bibliotecas como espaço de memória institucional e coletiva. Houve ainda visitas técnicas às bibliotecas da Câmara Federal, Supremo Tribunal Federal (STF) e Superior Tribunal de Justiça (STF).

“O ENBIJUD é um incentivo a capacitação continuada dos bibliotecários e servidores das bibliotecas jurídicas, além de valorizar a memória e o patrimônio bibliográfico dos vários órgãos do Poder Judiciário, alertando sobre a missão humanitária do bibliotecário nesse cenário e a importância das bibliotecas como equipamentos estratégicos que contemplam as metas institucionais.”, destaca a supervisora da biblioteca da ESMAM, Manoelle Santos.

BIBLIOMEMOJUS

A Bibliomemojus é coordenada pelo juiz de Direito do Tribunal de Justiça de São Paulo, Carlos Alexandre Böttcher, que também atua como membro do Programa Nacional de Gestão Documental e Memória do Poder Judiciário (Proname) do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

O ENBIJUD tem o apoio do Supremo Tribunal Federal (STF), Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Superior Tribunal de Justiça (STJ), Tribunal Superior do Trabalho (TST), Superior Tribunal Militar (STM), Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e da Rede Nacional de Bibliotecas Judiciárias (Bibliomemojus). 

 

 

 

GALERIA DE FOTOS