Poder Judiciário/Escola da Magistratura/Mídias/Notícias

Mais de 40 opções de cursos da ESMAM para a magistraura

Inscrições iniciam-se dia 13 de fevereiro

06/02/2023
Ascom ESMAM

O novo calendário de cursos da Escola Superior da Magistratura do Maranhão (ESMAM) para magisrados e magistradas já está disponível. Em 2023, serão ofertadas cerca de 40 opções de cursos com temas atuais, selecionados a partir dos macrodesafios do Tribunal de Justiça e das demandas judiciais mais recorrentes. A divulgação antecipada facilita o planejamento dos interessados quanto às datas de realização das atividades. 

Para os servidores e servidoras, o novo calendário deve ser lançado a partir de 13 de fevereiro.

As inscrições terão início dia 13 de fevereiro, no Sistema Acadêmico Tutor. A abertura das aulas está prevista para 2 de março. 

Os temas compreendem os diversos ramos do Direito, Gestão Judiciária, Responsabilidade Social, Diversidade, Formação de Formadores (FOFO), Inclusão, Cibercrimes e outras temáticas da atualidade. A programação está sujeita a alterações e pode ser acessada no site da ESMAM (www.tjma.jus.br/site/esmam), no banner “calendário de cursos”

Entre as novidades, estão os cursos de Violência e Proteção no Ambiente Virtual, ECA e o Direito das Famílias, Discriminação e Diversidade, Direitos da Criança e do Adolescente: atualizações legais, Fundamentação Adequada das Decisões Judiciais, Teoria e Práticas da Inclusão, População de Rua, Vulneráveis e Refugiados, entre outros ainda a definir.

A participação nos cursos da ESMAM é regulamentada pelas Instruções Normativas nºs 1/2015, 4/2016 e 1/2020.

PÓS-GRADUAÇÃO

Em 2023, a ESMAM e o TJMA darão continuidade aos cursos de especialização em parceria com a Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas),na modalidade Educação a Distância (EaD), além do Doutorado em Direito e o Mestrado em Ciências Sociais, com aulas presenciais em São Luís.

Novos convênios de cooperação técnica com a PUC Minas e a UNOESC possibilitarão a realização de duas turmas de Mestrado em Direito, uma em parceria com a Associação dos Magistrados do Maranhão (AMMA) e outra com a Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP) e Assembleia Legislativa do Maranhão (ALEMA), destinadas aos magistrados(as) e outros profissionais do Judiciário, Legislativo e Porto do Itaqui.

 

Núcleo de Comunicação da ESMAM
E-mail: esmam@tjma.jus.br
Facebook: @esmam.tjma
Instagram: esmam_tjma
Fone: (98) 3235-3231

GALERIA DE FOTOS