Poder Judiciário/Escola da Magistratura/Mídias/Notícias

No Café Literário, juiz Douglas da Guia analisa obras que influenciam sua trajetória  

Magistrado premiado por boas práticas judiciárias ressalta a importância da literatura na formação humana

Publicado em 22 de Set de 2021, 11h40. Atualizado em 22 de Set de 2021, 13h06
Por Irma Helenn Cabral

Na segunda edição do Café Literário, o juiz Douglas Lima da Guia (Comarca de Balsas) fala sobre as leituras inspiradoras que marcaram a sua trajetória. A conversa tem como cenário o Caffé Brasiliano (Rua Queopes, Renascença II), onde o acervo afetivo e variedades da bebida símbolo de comunhão guiam o juiz por uma trilha literária, na qual lhe acompanham O Primo Basílio (Eça de Queiroz), Vidas Secas (Graciliano Ramos) e O Processo (Franz Kafka). "São minhas prediletas, que me abastecem até mesmo na função de julgar e solucionar conflitos", diz o magistrado, premiado por três anos consecutivos com a Medalha Desembargadora Madalena Serejo, de boas práticas judiciárias.

ASSISTA, AGORA, À SEGUNDA EDIÇÃO DO CAFÉ LITERÁRIO DA ESMAM

 

A nova edição está disponível nos canais e redes sociais da Escola Superior da Magistratura do Maranhão (ESMAM). Na estreia, o desembargador e escritor João Santana Sousa (vice-diretor da ESMAM) conta um pouco sobre suas primeiras lembranças com a leitura e escrita, recuperando momentos, livros e experiências marcantes, muitas dessas relatadas em seu livro Menino Passarinheiro – o poeta dos passarinhos. 

ESMAM 35 ANOS

“O Café Literário é um espaço para interpretações diversas, amplas e filosóficas. Magistrados e magistradas compartilham suas impressões sobre o que leem e interpretam, além dos densos textos sobre Direito e da Justiça. Esperamos que seja um estímulo para a leitura de obras importantes e construção de novos saberes”, diz o diretor da ESMAM, desembargador José Jorge Figueiredo dos Anjos.

O programa integra um mix de conteúdos e eventos que marcam as comemorações dos 35 anos da ESMAM, cuja data será celebrada em 12 de novembro. Fazem parte do roteiro, a série de Aulas Magnas com juristas e palestrantes de renome nacional, que teve início em março; lançamento de revista científica; simpósio de Direitos Humanos; entrega de medalhas e honrarias; nova edição da mostra de talentos e artes do Judiciário – ESMAM CULTURAL 2021, que acontece em dezembro; e lançamento do programa “Pílulas de Conhecimento”, com lembretes, dicas e informações relevantes para o dia a dia, já em produção pela escola.

 

FICHA TÉCNICA

Roteiro: Anna Tereza Soares

Filmagem, Fotografia e Edição: Jaques Elray e Leandro

Apresentação: Anna Tereza Soares

Divulgação: Comunicação ESMAM

Apoio cultural: Caffé Brasiliano @caffebrasilianoslz

Comunicação ESMAM

esmam@tjma.jus.br

(98) 3235 3231

GALERIA DE FOTOS