Poder Judiciário/Mídias/Notícias

Café Literário expõe experiências de leitura de magistrados e magistradas do TJMA

Convidados deixam o viés acadêmico de lado e falam sobre leituras inspiradoras que marcaram suas trajetórias

Publicado em 10 de Set de 2021, 17h18. Atualizado em 16 de Set de 2021, 12h06
Por Irma Helenn Cabral

Cheiro bom de café feito na hora, livros raros à mesa, ambiente acolhedor, compartilhamento de saberes e conteúdos que vão muito além do Direito ou da ciência jurídica. Assim é o Café Literário – programação em vídeos de curta duração, produzida pela ESMAM, a partir de experiências literárias de magistrados e magistradas, que deixam o viés acadêmico de lado e falam sobre leituras inspiradoras que marcaram suas trajetórias de vida. O programa está disponível nos canais e redes sociais da escola judicial.

“É um novo olhar sobre o que leem e interpretam os nossos magistrados e magistradas, além dos densos textos sobre Direito e da Justiça. Um espaço para interpretações diversas, amplas e filosóficas. Fico feliz com os resultados dessa produção da ESMAM. Espero que estimule a leitura de obras importantes e a construção de novos saberes”, acrescenta o diretor da ESMAM, desembargador José Jorge Figueiredo dos Anjos.

Anna Tereza Soares, servidora da ESMAM, apresentadora e idealizadora da proposta, explica que a conversa flui em torno de livros que se tornaram essenciais na formação humana do leitor ou leitora. “Com uma abordagem leve sobre essas experiências e curiosidades, tirando um pouco o foco das atividades funcionais dos participantes”, ressalta.

ESTREIA

Na primeira edição do Café Literário, em meio ao acervo afetivo e variedades da bebida símbolo de comunhão do Caffè Brasiliano (Rua Queopes, Renascença II), o desembargador e escritor João Santana Sousa (vice-diretor da ESMAM) conta um pouco sobre suas primeiras lembranças com a leitura e escrita, recuperando momentos, livros e experiências marcantes, muitas dessas relatadas em seu livro Menino Passarinheiro – o poeta dos passarinhos: registro da própria história do autor, bem retratada na vida brejeira de um menino da roça, como ele mesmo traduz.

A “viagem” é feita em companhia de escritores que emocionam desde sempre o magistrado de 75 anos, prestes a se aposentar. Com a mente lúcida, ele rememora os seus primeiros livros didáticos, aqueles que abriram portas para visitas às obras imortais de Casimiro de Abreu, Vicente de Carvalho, Olavo Bilac, José de Alencar e Aluísio Azevedo.

ASSISTA, AGORA, À PRIMEIRA EDIÇÃO DO CAFÉ LITERÁRIO DA ESMAM

FICHA TÉCNICA

Roteiro: Anna Tereza Soares

Filmagem, Fotografia e Edição: Jaques Elray e Leandro

Apresentação: Anna Tereza Soares

Divulgação: Comunicação ESMAM

Apoio cultural: Caffè Brasiliano @caffebrasilianoslz

ESMAM 35 ANOS

O Café Literário integra um mix de conteúdos e eventos que marcam as comemorações dos 35 anos da ESMAM, cuja data será celebrada em 12 de novembro. Fazem parte do roteiro, a série de Aulas Magnas com juristas e palestrantes de renome nacional, que teve início em março; lançamento de revista científica; Simpósio de Direitos Humanos; entrega de medalhas e honrarias; nova edição da mostra de talentos e artes do Judiciário – ESMAM CULTURAL 2021; e lançamento do programa “Pílulas de Conhecimento”, com lembretes, dicas e informações relevantes para o dia a dia, já em produção pela escola.

 

esmam@tjma.jus.br

Facebook - @esmam.tjma

Instagram - esmam_tjma

(98) 3235 3231

GALERIA DE FOTOS