Poder Judiciário//Mídias/Notícias

Cartórios de Monção e Igarapé do Meio seguem em inspeção

Publicado em 12 de Set de 2023, 7h42. Atualizado em 12 de Set de 2023, 7h44
Por Michael Mesquita

As serventias extrajudiciais (cartórios) dos municípios de Monção e Igarapé do Meio estão passando por inspeção nesta semana. As atividades tiveram início na segunda-feira, dia 11 de setembro, sob coordenação do juiz Alexandre Antônio José de Mesquita, titular da 3ª Vara da Comarca de Santa Inês e respondendo por Monção. Conforme Portaria publicada pelo magistrado, a inspeção nos dois cartórios segue até a sexta-feira, dia 15. 

Para fundamentar a inspeção, o juiz considerou o disposto no artigo 17 do Código de Normas da Corregedoria Geral da Justiça, e a Resolução 24/2009, do Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão, que orientam sobre a realização de inspeções ordinárias nas serventias extrajudiciais localizadas na jurisdição.

Destacou a Portaria: “Determinar a realização de Inspeção Ordinária, no período de 11 a 15 de setembro de 2023, a ser realizada nas serventias extrajudiciais da Sede da Comarca de Monção e no Termo Judiciário de Igarapé do Meio”. O juiz determinou ao Secretário nomeado para a inspeção que encaminhasse cópia da Portaria para publicação no Diário da Justiça e divulgação nos meios de comunicação disponíveis na Comarca de Monção, ressaltando que qualquer pessoa do povo poderá apresentar sugestões e reclamações.

O magistrado determinou, ainda, a expedição de convites ao promotor de Justiça da comarca e aos membros da OAB para, querendo, acompanharem a realização dos trabalhos. Foram oficiados, ainda o Presidente do Tribunal de Justiça e o corregedor-geral da Justiça, bem como os cartorários da Comarca de Monção e do termo judiciário de Igarapé do meio, informando-lhes sobre a realização da inspeção e necessidade de disponibilização dos livros no período já mencionado. Durante a inspeção, não serão suspensos os trabalhos regulares da unidade jurisdicional e nem o atendimento ao público nas serventias extrajudiciais.

RELATÓRIO

O resultado da inspeção constará de relatório sucinto realizado pelo juiz cuja cópia deverá ser encaminhada ao corregedor-geral da Justiça, depois de sanadas as falhas encontradas. Na inspeção, além de outras atividades, deverá ser verificado se foram cumpridas todas as determinações feitas quando do último relatório e verificados todos os livros obrigatórios.

Assessoria de Comunicação
Corregedoria Geral da Justiça
asscom_cgj@tjma.jus.br

GALERIA DE FOTOS