O corregedor-geral do foro extrajudicial, desembargador José Jorge Figueiredo dos Anjos, realizou, na manhã desta segunda-feira (15/9), uma visita técnica ao Cartório da 1ª Zona de Registro Civil de Pessoas Naturais, que funciona na Rua do Egito, Centro de São Luís. A iniciativa visa acompanhar mais de perto o trabalho das serventias e faz parte de uma série de ações da Corregedoria Geral do Foro Extrajudicial (COGEX) para aprimorar a prestação dos serviços cartorários à população maranhense.
Conforme assinalou o corregedor, esse formato de acompanhamento faz parte das atribuições do órgão correcional, que tem como missão garantir a eficiência dos serviços cartorários. Ele destacou que a visita técnica pode ocorrer seguindo o planejamento da COGEX ou em razão de alguma situação que chegue ao conhecimento do órgão, acontecendo sem a necessidade de prévio aviso.
Durante a visita, o corregedor extrajudicial conversou com pessoas que esperavam atendimento
“Realizamos essa visita técnica com o objetivo de verificar de perto relatos de problemas que chegaram à COGEX, parte do qual constatamos que se deve à estrutura do prédio atual, onde funciona o cartório. Fizemos uma verificação do espaço físico e do acervo e conversamos com funcionários do cartório e usuários do serviço que aguardavam para atendimento. Essa escuta é importante para melhor compreendermos a realidade atual, detectarmos oportunidades de melhoria e estabelecermos prazos para ajustes na estratégia de atendimento, sempre com foco na eficiência”, explicou José Jorge.
Segundo relatos de algumas pessoas que aguardavam, o grande problema tem sido a demora no atendimento, o que se justifica pela alta demanda e pelo espaço limitado. O problema deve ser solucionado com a mudança de sede, medida que já havia sido recomendada pela COGEX. O corregedor visitou a obra da nova sede e disse que vai requerer a agilidade na sua entrega. “Entendemos que boa parte dos problemas detectados se deve à necessidade de um espaço de trabalho mais amplo e moderno, o que esperamos que aconteça com o funcionamento da serventia em novo prédio. Situação similar ocorreu na 4ª Zona, que já funciona em nova sede, e estamos trabalhando para melhorar os serviços também na 3ª Zona, no João Paulo”, concluiu.
Desembargador José Jorge conferiu andamento da obra onde vai funcionar a nova sede da serventia
A mudança para novo endereço deve ocorrer já no mês de outubro e a expectativa é que o espaço ofereça melhores condições de trabalho para colaboradores e emprego de ferramentas de trabalho mais modernas, refletindo em mais conforto e agilidade na entrega dos serviços ao cidadão. José Jorge também falou que a Corregedoria vai propor a implantação de um plano de gestão da serventia, que terá a execução acompanhada pela COGEX, além de verificar relatos de erros em certidões, que, se confirmada a informação, adotará providências para que o Cartório aperfeiçoe os procedimentos e rotinas de trabalho.
A serventia da 1ª Zona é a mais antiga da capital com competência para Registro Civil, responsável pela realização de serviços como registro e emissão de certidões de nascimento, casamento e óbitos. Com a alta procura para obtenção da segunda via da certidão de nascimento ou de casamento para atualização de outros documentos, a demanda tem ultrapassado os 180 atendimentos por dia.
Durante a visita técnica, o desembargador José Jorge Figueiredo esteve acompanhado do juiz auxiliar André Bogéa; do diretor da Secretaria da COGEX, Osman Bacellar; e da coordenadora das Serventias, Amanda Azevedo.
Assessoria de Comunicação
Corregedoria Geral do Foro Extrajudicial
E-mail: asscom-cogex@tjma.jus.br
Instagram: @cogex.ma
(98) 2055-2315