O corregedor-geral do foro extrajudicial do Maranhão, desembargador José Jorge Figueiredo dos Anjos, esteve na cidade de Imperatriz (629 km de São Luís) para realização de mais uma etapa do projeto Diálogos com o Corregedor Extrajudicial. A iniciativa foi realizada na Faculdade Anhanguera, nessa segunda-feira (22/9), em duas etapas. No período da manhã, aconteceu a reunião com cartorárias e cartorários; enquanto juízas e juízes corregedores permanentes tiveram encontro com a Direção Corregedoria Geral do Foro Extrajudicial (COGEX) na parte da tarde.
A iniciativa da COGEX acontece dentro de mais uma edição Encontros Regionais, realizado pela Presidência do Tribunal de Justiça com a finalidade de construir espaços que fomentam a troca de experiências, promovendo a qualificação técnica, inovação tecnológica e fortalecimento da atuação judicial. Nesta edição, participam profissionais das comarcas de Imperatriz, Açailândia, Amarante do Maranhão, Arame, Estreito, Grajaú, Itinga do Maranhão, João Lisboa, Montes Altos, Porto Franco, São Pedro da Água Branca e Senador La Rocque.
Desembargador José Jorge destacou afirmou que soluções para o extrajudicial passam pelo diálogo permanente
Sobre o Diálogos com o Corregedor Extrajudicial, o desembargador José Jorge Figueiredo ressaltou a importância do projeto como mais uma ferramenta de diagnóstico de eventuais problemas e melhoria dos serviços cartorários. Ele lembrou que a iniciativa não tem caráter fiscalizador e que constitui um canal direto com quem atua na fiscalização e profissionais que entregam o serviço à população no balcão de cada serventia. Segundo o corregedor, o projeto também faz parte das ações que vêm sendo implementadas para enfrentar os desafios atuais, com destaque para construção de soluções conjuntas.
“É um projeto inovador, que possibilita o diálogo franco e propositivo entre a COGEX – que é um órgão de fiscalização, orientação e aprimoramento – com quem representa a extensão desse trabalho em cada comarca, que é o juiz corregedor permanente. Na programação, temos o momento de reunião com cartorários que atuam na região, oportunidade que buscamos reafirmar o papel e o compromisso não apenas da Corregedoria Extrajudicial, mas de cada serventia na missão de bem servir a sociedade. Destacamos, por exemplo, a necessidade de aperfeiçoamento contínuo, investimento em tecnologia, atenção às normas, uso eficiente dos sistemas, qualificação de equipes e outros aspectos importantes que precisam ser observados em cada cartório”, concluiu José Jorge.
Fizeram parte da comitiva da COGEX o juiz auxiliar André Bogéa; a também juíza auxiliar Laysa Paz Mendes; a juíza titular da Vara de Registros Públicos de São Luís, Lorena Brandão; que conversaram com magistradas e magistrados sob aspectos que precisam ser observados durante as inspeções realizadas; e com profissionais dos cartórios, destacando aspectos a serem observados na prestação diária do serviço. Da reunião com a magistratura que integra o Polo Judiciário de Imperatriz participaram as juízas Alessandra Lima (João Lisboa), Bruna Athayde (Montes Altos), Jordana Dourado (Amarante) e Vanessa Lordão (Açailândia), além dos juízes Rafael Sampaio (Arame), Andre Bezerra (Imperatriz), Bruno Nayro (Porto Franco), Alexandre Andrade (Grajaú), Francisco Simões (Porto Franco), Antonio Araújo (São Pedro da Água Branca) e Dayan Viana (Senador La Rocque).
O encontro com profissionais que atuam na atividade extrajudicial na região, que aconteceu ainda na parte da manhã, contou com a participação de vinte cartorárias e cartorários, que atenderam ao chamado e debateram com a equipe da COGEX as oportunidades de melhoria dos serviços para a população. Estiveram presentes representantes do 1º, 2º, 4º, 5º, 6º e 7º Ofício de Imperatriz, Ofício Único de Davinópolis, Ofício Único de Governador Edson Lobão, 1º e 2º Ofício Açailândia, Ofício Único de Amarante, Ofício Único de Arame, Ofício Único de Itaipava do Grajaú, 2º Ofício de João Lisboa, Ofício Único de Ribamar Fiquene, Ofício Único de Sítio Novo, 1º e 2º Ofício Porto Franco, Ofício Único de Senador La Rocque e Ofício Único de Buritirana.
Assessoria de Comunicação
Corregedoria Geral do Foro Extrajudicial
E-mail: asscom-cogex@tjma.jus.br
Instagram: @cogex.ma
(98) 2055-2315