Poder Judiciário/Escola da Magistratura/Mídias/Notícias

Avaliação dos cursos é obrigatória para certificação da ESMAM

A ferramenta para avaliação está disponível no sistema Tutor, com quatro modelos distintos

Publicado em 26 de Fev de 2025, 8h00. Atualizado em 26 de Fev de 2025, 8h59
Por Asscom ESMAM

A Escola Superior da Magistratura do Maranhão (ESMAM) ativou uma nova ferramenta on-line para avaliação dos cursos e eventos promovidos pela instituição. A atualização do sistema acadêmico Tutor, aprovada dezembro de 2024, foi desenvolvida para reforçar a qualidade das formações oferecidas, com o acompanhamento da Assessoria de Tecnologia da Informação e Comunicação.

Agora, a avaliação do curso é uma condição obrigatória para a certificação, além das exigências já existentes de frequência mínima e nota, quando aplicável. A avaliação está disponível a partir da versão 3.4.0 do sistema Tutor, com quatro modelos distintos, um para cada modalidade: presencial, semipresencial, EAD e autoinstrucional (AI). O questionário  estará ativo no dia seguinte ao término do curso.

COMO FAZER A AVALIAÇÃO

  • Alunos e alunas receberão um e-mail com o link da avaliação, no e-mail cadastrado.
  • No perfil de cada participante no Tutor, haverá uma opção no campo "Ação" para avaliar o curso.
  • Após a avaliação, caso as exigências mínimas tenham sido cumpridas, o certificado ficará disponível no menu "Relatórios - Imprimir Certificado".
  • Para os convidados e público externo, o certificado será enviado diretamente ao e-mail cadastrado.
  • Na Formação Inicial e em cursos com várias disciplinas, como os de Pós-graduação, a avaliação será disponibilizada por disciplina, focando apenas nos(as) professores(as). A avaliação completa só será liberada ao término do curso.
  • Na aba "Meus Cursos", haverá uma opção em "Ação" listando os cursos que ainda não foram avaliados.

QUESTIONÁRIO

O questionário de avaliação inclui aspectos como: a clareza e objetividade do conteúdo apresentado, a didática e domínio do tema pelos instrutores, a relevância do curso para o desenvolvimento profissional, a adequação e qualidade do material de apoio, o cumprimento da carga horária prevista, a organização e infraestrutura oferecidas, além da satisfação geral em relação ao evento.

A atualização da forma de avaliação é uma recomendação da diretora da escola judicial, desembargadora Sônia Amaral. A magistrada reforça que a nova funcionalidade reflete o compromisso da ESMAM com a excelência no ensino e o aperfeiçoamento contínuo da magistratura e profissionais que atuam no Judiciário. 

 

Núcleo de Comunicação da ESMAM

E-mail: asscom_esmam@tjma.jus.br

Instagram: @‌esmam_tjma

Facebook: @‌esmam.tjma

Youtube: @‌eadesmam

Fone: (98)2055 2800

 

 

GALERIA DE FOTOS