Poder Judiciário/Escola da Magistratura/Mídias/Notícias

ESMAM conclui semana itinerante em Santa Inês

Foram realizados cursos, palestras e mostra cultural em um contato mais próximo com os profissionais da Justiça local

Publicado em 16 de Ago de 2024, 13h04. Atualizado em 19 de Ago de 2024, 14h06
Por Bruna Castro

 A Escola Superior da Magistratura do Maranhão (ESMAM) encerrou nesta sexta-feira (16) a terceira edição da Esmam Itinerante, desta vez direcionada ao polo judicial de Santa Inês. Com ações de capacitação, palestras e oficinas, durante a semana, os profissionais da Justiça conheceram as ações da escola e tiraram dúvidas sobre participação nas ações formativas e o apoio pedagógico oferecido nas modalidades presencial, a distância, semipresencial e híbrida, ressaltando a importância da instituição para o aprimoramento dos serviços oferecidos pelo Judiciário à população. 

Santa Inês é uma das maiores comarcas do Estado e contempla os termos judiciários de Bom Jardim, Buriticupu, Matinha, Monção, Olinda Nova do Maranhão, Penalva, Pindaré-Mirim, Pio XII, Santa Inês, Santa Luzia, Santa Luzia do Paruá, Viana, Vitória do Mearim e Zé Doca.

As atividades itinerantes se concentraram nos Fóruns de Pio XII (12/08), Zé Doca (13/08), Pindaré Mirim (14/08), com encerramento em Santa Inês (15/08), pela diretora da escola judicial, desembargadora Sônia Amaral. 

                                                                

Desembargadora Sônia Amaral e juízes do Polo de Santa Inês 

Na oportunidade, a desembargadora se reuniu com os juízes das comarcas para tratar do planejamento de futuros cursos e demandas existentes e participou de uma roda de conversa, onde afirmou que as ações formativas e de interiorização têm o objetivo de aprimorar habilidades e contribuir para a melhoria dos serviços judiciais levados à população dos municípios e comarcas. A magistrada também destacou a realização da mostra cultural, no último dia da ação.

“A terceira edição da Esmam itinerante ocorreu com um balanço muito positivo, e a participação de todos os servidores e magistrados foi muito importante. Nosso objetivo, além de trazer formação e conhecimento, é também congregar com os servidores e valorizar esse quadro de pessoal que temos. Foi o que fizemos na nossa Esmam cultural ao final do evento”, observou.

SEMANA DE ATIVIDADES

Durante a ação, foram oferecidas oficinas de Comunicação Não-Violenta, Práticas no Atendimento de Excelência, e treinamento no Sistema de Administração de Precatórios (SAPRE). Na comarca de Santa Inês, além dessas atividades, foi disponibilizado o curso de Língua Brasileira de Sinais (Libras) e realizada uma mostra cultural, integrando o projeto Esmam Cultural.

A assessora Késsia Lucena participou das atividades realizadas em Santa Inês e expressou sua satisfação com o projeto, enfatizando a importância da oferta de cursos nas comarcas do interior. A profissional pontuou que essa iniciativa facilita o acesso às capacitações, eliminando a necessidade de deslocamento para outras cidades. A servidora também ressaltou o sentimento de valorização e inclusão profissional proporcionado pela Esmam Itinerante, ao garantir que os profissionais em comarcas mais distantes tenham acesso às mesmas oportunidades de formação oferecidas em São Luís.

"Ficamos extremamente felizes com o projeto. Estando no interior, aguardamos com ansiedade os cursos que são oferecidos, sempre com temas muito interessantes. A Esmam Itinerante tem nos proporcionado isso, permitindo que participemos dessas formações e nos sintamos incluídos nas demandas. Acredito que a Esmam é fundamental para os servidores", destacou.

OFICINAS

A Oficina de Comunicação Não Violenta (CNV), apresentada pela instrutora do TJMA Isalete Barreto apresentou aos servidores a experiência da comunicação compassiva, empática e respeitosa através da exposição de aula, dinâmica, vídeo e leitura compartilhada de texto. Foi trabalhado os elementos essenciais da CNV, seus princípios, técnicas e funcionalidades, a fim de melhorar a comunicação e os relacionamentos interpessoais.

Com técnicas e reflexões sobre o valor do servidor e daquele a quem estão prestando atendimento, a artista plástica Luciêde Brito Pinheiro realizou a oficina de Atendimento de Excelência na Prática. Trazendo aos participantes dinâmicas, filmes e exemplos do cotidiano em suas práticas.

Os servidores Vanesca Pascoal Costa Pinheiro e Karoby Jacks Rodrigues Silva, da Coordenadoria de Precatórios, ministraram o treinamento sobre o Sistema de Administração de Precatórios (SAPRE). O novo software implantado pelo TJMA, que visa otimizar a geração e o envio de ofícios de requisição, além de facilitar o gerenciamento, a tramitação e o controle de pagamento de precatórios. 

Ofertado na comarca de Santa Inês, a oficina de Língua Brasileira de Sinais (Libras) foi realizada pela professora Lindalva dos Santos Correa. O objetivo foi a capacitação e aprimoramento do corpo funcional, para promover acessibilidade às pessoas surdas. 

                                                             

Oficina de Língua Brasileira de Sinais (Libras)

ESMAM CULTURAL

Para o encerramento do evento, ocorreu uma mostra cultural, onde os servidores puderam compartilhar seus talentos artísticos. O objetivo foi destacar as mais diversas manifestações artísticas e culturais, criando um espaço de integração entre os profissionais de justiça.

                                                      

Momento de apresentação Esmam Cultural

O momento incluiu apresentações musicais, leitura de poemas, uma exposição fotográfica, e declamação de poesia, todas realizadas por servidoras e servidores do tribunal. 

Veja o álbum completo AQUI

 

Núcleo de Comunicação da ESMAM

E-mail: asscom_esmam@tjma.jus.br

Instagram/Threads: @esmam_tjma 

Facebook: @esmam.tjma 

Youtube: @eadesmam

Fone: (98)2055 2800/2801

 

GALERIA DE FOTOS