A Escola Superior da Magistratura do Maranhão (ESMAM) encerrou nesta sexta-feira (16) a terceira edição da Esmam Itinerante, desta vez direcionada ao polo judicial de Santa Inês. Com ações de capacitação, palestras e oficinas, durante a semana, os profissionais da Justiça conheceram as ações da escola e tiraram dúvidas sobre participação nas ações formativas e o apoio pedagógico oferecido nas modalidades presencial, a distância, semipresencial e híbrida, ressaltando a importância da instituição para o aprimoramento dos serviços oferecidos pelo Judiciário à população.
Santa Inês é uma das maiores comarcas do Estado e contempla os termos judiciários de Bom Jardim, Buriticupu, Matinha, Monção, Olinda Nova do Maranhão, Penalva, Pindaré-Mirim, Pio XII, Santa Inês, Santa Luzia, Santa Luzia do Paruá, Viana, Vitória do Mearim e Zé Doca.
As atividades itinerantes se concentraram nos Fóruns de Pio XII (12/08), Zé Doca (13/08), Pindaré Mirim (14/08), com encerramento em Santa Inês (15/08), pela diretora da escola judicial, desembargadora Sônia Amaral.
Desembargadora Sônia Amaral e juízes do Polo de Santa Inês
Na oportunidade, a desembargadora se reuniu com os juízes das comarcas para tratar do planejamento de futuros cursos e demandas existentes e participou de uma roda de conversa, onde afirmou que as ações formativas e de interiorização têm o objetivo de aprimorar habilidades e contribuir para a melhoria dos serviços judiciais levados à população dos municípios e comarcas. A magistrada também destacou a realização da mostra cultural, no último dia da ação.
“A terceira edição da Esmam itinerante ocorreu com um balanço muito positivo, e a participação de todos os servidores e magistrados foi muito importante. Nosso objetivo, além de trazer formação e conhecimento, é também congregar com os servidores e valorizar esse quadro de pessoal que temos. Foi o que fizemos na nossa Esmam cultural ao final do evento”, observou.
SEMANA DE ATIVIDADES
Durante a ação, foram oferecidas oficinas de Comunicação Não-Violenta, Práticas no Atendimento de Excelência, e treinamento no Sistema de Administração de Precatórios (SAPRE). Na comarca de Santa Inês, além dessas atividades, foi disponibilizado o curso de Língua Brasileira de Sinais (Libras) e realizada uma mostra cultural, integrando o projeto Esmam Cultural.
A assessora Késsia Lucena participou das atividades realizadas em Santa Inês e expressou sua satisfação com o projeto, enfatizando a importância da oferta de cursos nas comarcas do interior. A profissional pontuou que essa iniciativa facilita o acesso às capacitações, eliminando a necessidade de deslocamento para outras cidades. A servidora também ressaltou o sentimento de valorização e inclusão profissional proporcionado pela Esmam Itinerante, ao garantir que os profissionais em comarcas mais distantes tenham acesso às mesmas oportunidades de formação oferecidas em São Luís.
"Ficamos extremamente felizes com o projeto. Estando no interior, aguardamos com ansiedade os cursos que são oferecidos, sempre com temas muito interessantes. A Esmam Itinerante tem nos proporcionado isso, permitindo que participemos dessas formações e nos sintamos incluídos nas demandas. Acredito que a Esmam é fundamental para os servidores", destacou.
OFICINAS
A Oficina de Comunicação Não Violenta (CNV), apresentada pela instrutora do TJMA Isalete Barreto apresentou aos servidores a experiência da comunicação compassiva, empática e respeitosa através da exposição de aula, dinâmica, vídeo e leitura compartilhada de texto. Foi trabalhado os elementos essenciais da CNV, seus princípios, técnicas e funcionalidades, a fim de melhorar a comunicação e os relacionamentos interpessoais.
Com técnicas e reflexões sobre o valor do servidor e daquele a quem estão prestando atendimento, a artista plástica Luciêde Brito Pinheiro realizou a oficina de Atendimento de Excelência na Prática. Trazendo aos participantes dinâmicas, filmes e exemplos do cotidiano em suas práticas.
Os servidores Vanesca Pascoal Costa Pinheiro e Karoby Jacks Rodrigues Silva, da Coordenadoria de Precatórios, ministraram o treinamento sobre o Sistema de Administração de Precatórios (SAPRE). O novo software implantado pelo TJMA, que visa otimizar a geração e o envio de ofícios de requisição, além de facilitar o gerenciamento, a tramitação e o controle de pagamento de precatórios.
Ofertado na comarca de Santa Inês, a oficina de Língua Brasileira de Sinais (Libras) foi realizada pela professora Lindalva dos Santos Correa. O objetivo foi a capacitação e aprimoramento do corpo funcional, para promover acessibilidade às pessoas surdas.
Oficina de Língua Brasileira de Sinais (Libras)
ESMAM CULTURAL
Para o encerramento do evento, ocorreu uma mostra cultural, onde os servidores puderam compartilhar seus talentos artísticos. O objetivo foi destacar as mais diversas manifestações artísticas e culturais, criando um espaço de integração entre os profissionais de justiça.
Momento de apresentação Esmam Cultural
O momento incluiu apresentações musicais, leitura de poemas, uma exposição fotográfica, e declamação de poesia, todas realizadas por servidoras e servidores do tribunal.
Veja o álbum completo AQUI
Núcleo de Comunicação da ESMAM
E-mail: asscom_esmam@tjma.jus.br
Instagram/Threads: @esmam_tjma
Facebook: @esmam.tjma
Youtube: @eadesmam
Fone: (98)2055 2800/2801