Poder Judiciário/Escola da Magistratura/Mídias/Notícias

ESMAM Itinerante leva capacitação às comarcas da região Sudoeste do Maranhão

Desta vez as ações beneficiam as comarcas de João Lisboa (6/10), Amarante do Maranhão (7/10), Senador La Rocque (8/10), Imperatriz (9 e 10/10)

Publicado em 3 de Out de 2025, 9h00. Atualizado em 6 de Out de 2025, 7h57
Por Asscom ESMAM

A Escola Superior da Magistratura do Maranhão promove, de 6 a 10 de outubro, mais uma edição do projeto ESMAM Itinerante, uma iniciativa voltada à capacitação de servidores e servidoras do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) que atuam no interior do Estado. Com o tema As Ações Formativas e o Impacto na Prestação Jurisdicional, desta vez as ações beneficiam comarcas do Sudoeste do Estado, em João Lisboa (6/10), Amarante do Maranhão (7/10), Senador La Rocque (8/10), Imperatriz (9 e 10/10).

Uma mostra cultural será organizada, na sexta-feira (10/10), com apresentações e exposições produzidas pelas equipes de profissionais que atuam no TJMA na região. O encerramento contará coma presença da diretora da ESMAM, desembargadora Sônia Amaral.

LETRAMENTO DIGITAL

Durante a semana será ofertado o curso “Secretaria e Gabinete Exponencial: Letramento Digital em Automações e Uso de Inteligência Artificial”, ministrado pelo juiz Rodrigo Terças (TJMA). O objetivo é aprimorar o desempenho dos profissionais e atualizar conhecimentos essenciais para a execução de suas funções, melhorando a eficiência e a qualidade dos serviços oferecidos à sociedade. 

Em setembro, a ESMAM percorreu quatro comarcas da região Centro-Norte e Leste do Maranhão: Cantanhede, São Mateus, Timbiras e Coroatá, com oficinas específicas voltadas às necessidades de cada região. Com a mesma proposta de descentralização da formação continuada, a programação ofereceu aos servidores e servidoras oficinas práticas voltadas para a melhoria da rotina administrativa das unidades judiciais, além de promover momentos de integração cultural com as comunidades locais.

Para a diretora da ESMAM, desembargadora Sônia Amaral, a iniciativa cumpre o propósito de levar a escola judicial para além da capital e, mais do que capacitar, criar um sentimento de pertencimento, aproximando a Justiça da realidade de cada região. "O ESMAM Itinerante mostra que é possível democratizar o conhecimento e valorizar a cultura local ao mesmo tempo”, reforça.

COMARCAS BENEFICIADAS

Desde a implantação do projeto, em julho de 2024, cursos e eventos beneficiaram as comarcas de: ImperatrizBom Jardim, Buriticupu, Matinha, Monção, Olinda Nova do Maranhão, Penalva, Pindaré-Mirim, Pio XII, Santa Inês, Santa Luzia, Santa Luzia do Paruá, Vitória do Mearim, Zé Doca, Arari, Viana, Codó, Caxias, Matões, Timon, Itapecuru- Mirim, Vargem Grande, Anajatuba, Santa Rita, Urbano Santos, Humberto de Campos, Morros, Barreirinhas, Dom Pedro, Presidente Dutra, Tuntum, Barra do Corda, Esperantinópolis, Joselândia, Igarapé Grande, Pedreiras,  Cantanhede, São Mateus, Timbiras e Coroatá.

 

Núcleo de Comunicação da ESMAM 

 Instagram: @esmam_tjma 

Facebook: @esmam.tjma 

Youtube: @eadesmam 

E-mail: asscom_esmam@tjma.jus.br 

Telefone: (98) 2055-2800 

GALERIA DE FOTOS