Nos dias 11 e 12 de julho, o projeto ESMAM Itinerante leva ao polo judicial de Imperatriz o curso Prática Jurídica com Inteligência Artificial (Chat GPT), promovido pela Escola Superior da Magistratura do Maranhão, com o apoio do laboratório de inovação ToadaLab. As atividades presenciais acontecem no Auditório da subseção da OAB (11/7) e no Salão do Júri do Fórum de Imperatriz (12/7), 8h30 às 12h30 - 14h às 18h (16 horas-aula).
Podem participar a magistratura, profissionais do Judiciário e demais operadores do Direito que atuam nas comarcas do polo. As inscrições podem ser feitas pelo sistema acadêmico Tutor (público interno) e no local das aulas (público externo).
O curso traz discussão sobre os desafios éticos e regulatórios associados à utilização da inteligência artificial (IA) no meio jurídico para mais celeridade e eficiência no desenvolvimento dos serviços do Judiciário.
“A crescente complexidade dos casos e o volume de processos demandam que a magistratura esteja equipada com as mais avançadas ferramentas tecnológicas. A inteligência artificial, especialmente, por meio do ChatGPT, oferece oportunidades únicas para otimizar tarefas, desde a gestão documental até suporte na tomada de decisões judiciais, promovendo maior eficiência e precisão no trabalho de juízes e juízas”, ressalta o juiz Felipe Damous, que participa como formador.
O conteúdo destaca especificidades sobre os fundamentos e as funcionalidades do ChatGPT e outras ferramentas de IA, além de desenvolver habilidades práticas para a integração dessas tecnologias no dia a dia jurídico e discutir as implicações éticas e os desafios na adoção da IA no contexto judicial.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
1 - Introdução à Inteligência Artificial e ChatGPT
Visão geral da IA
Introdução ao ChatGPT e suas capacidades
2 - Aplicações Práticas de IA na Magistratura
Automação de processos e documentos
Análise de precedentes e dados judiciais
Suporte na formulação de sentenças e decisões
3 - Workshop Prático com ChatGPT
Simulações de uso do ChatGPT em cenários judiciais
Criação de modelos de documentos e peças processuais
4 - Considerações Éticas e Segurança da Informação
Desafios éticos da IA no judiciário
Proteção de dados e privacidade
5 - Metodologias Ativas e Interativas
Estudo de casos
Debates em grupo
Problematização de cenários reais
SOBRE O FORMADOR
Felipe Soares Damous - é juiz do TJMA, titular da 2ª Vara da Comarca de Vitorino Freire do Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão, especialista em Direito Processual, palestrante na área de Inteligência Artificial aplicada à prática jurídica, com experiência no uso de tecnologias avançadas no Judiciário, com foco em inovação e eficiência processual. Possui Formação de Formadores – N1M1.
SERVIÇO
Curso - Prática Jurídica com Inteligência Artificial
Realização:
11/7 - Auditório da OAB
12/7 - Fórum de Imperatriz (Salão do Júri)
Horário: 8h30 às 12h30 - 14h às 18h
Público-alvo: Magistratura, profissionais do TJMA e demais operadores do Direito
Formador: Juiz Felipe Soares Damous (TJMA)
Inscrições no local do evento e pelo sistema Tutor.
Núcleo de Comunicação da ESMAM
E-mail: asscom_esmam@tjma.jus.br
Instagram: @esmam_tjma
Facebook: @esmam.tjma
Youtube: @eadesmam
Fone: (98) 2055-2800/2801