Poder Judiciário/Escola da Magistratura/Mídias/Notícias

Formação em Tecnologia da Informação para magistratura

Transformação digital, inteligência artificial e inovação judicial são o foco da formação voltada às magistradas e magistrados do TJMA

Publicado em 22 de Abr de 2025, 10h00. Atualizado em 23 de Abr de 2025, 9h23
Por Asscom ESMAM

A Escola Superior da Magistratura do Maranhão está com inscrições abertas para uma nova ação de formação continuada: o curso presencial Tecnologia da Informação voltada ao Judiciário, que acontecerá entre os dias 7 e 9 de maio, na sede da ESMAM, em São Luís. A capacitação é voltada exclusivamente para magistradas e magistrados do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), com 30 vagas disponíveis.

As inscrições estarão abertas de 21 a 27 de abril, pelo Sistema Tutor.

Sob a condução do juiz Rodrigo Otávio Terças Santos, especialista em Direito Processual Civil e coordenador do sistema PJe no TJMA, o curso se alinha à proposta pedagógica da ESMAM e às diretrizes da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) e do CNJ sobre o uso da inteligência artificial no Judiciário (Resolução nº 615/2025). Com carga horária de 20 horas-aula, distribuídas em dois dias e meio, a formação mescla exposições teóricas dialogadas, metodologias ativas e estudos de caso, numa abordagem prática e estratégica sobre o uso de tecnologias aplicadas à atividade jurisdicional.

REVOLUÇÃO 

O formador ressalta que o Judiciário vive uma revolução digital. "A celeridade, eficiência e qualidade na entrega da prestação jurisdicional dependem, cada vez mais, da habilidade em integrar ferramentas tecnológicas ao cotidiano das unidades judiciais. E é justamente essa competência que o curso pretende fortalecer", adianta.

Entre os temas a serem abordados estão:

  • Funcionalidades do PJe e suas extensões
  • Robôs judiciais NIRIE e ISA
  • Tabela Processual Unificada do CNJ
  • Inteligência Artificial Generativa e engenharia de prompts para criação de assessores jurídicos virtuais
  • Sistemas integrados à PDPJ
  • Ferramentas internas como TermoJuris e Jurisconsult
  • Inovações tecnológicas e boas práticas no âmbito judicial

Além disso, a formação, reconhecida pela Enfam, propõe reflexões sobre a realidade prática dos magistrados(as), promovendo a troca de experiências e a construção colaborativa de soluções para os desafios contemporâneos da magistratura.

CERTIFICAÇÃO

A aprovação exige 100% de frequência e média igual ou superior a 7,5 (conceito “Bom”), conforme critérios da IN-ESMAM nº 2/2023. A certificação será disponibilizada no Portal TJMA, mediante preenchimento da avaliação de reação.

 

 

Núcleo de Comunicação da ESMAM

 Instagram: @esmam_tjma

Facebook: @esmam.tjma

Youtube: @eadesmam

E-mail: asscom_esmam@tjma.jus.br

Telefone: (98) 2055-2800

GALERIA DE FOTOS