O Tribunal de Justiça do Maranhão, por meio da Coordenadoria da Infância e Juventude (CIJ-TJMA), iniciou, nesta quinta-feira (17), nova turma do Curso Preparatório para Pretendentes à Adoção. A ação, realizada em parceria com a Escola Superior da Magistratura (ESMAM), reúne 50 postulantes pré-inscritos no Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento (SNA) e pessoas que já apresentaram pedido judicial de habilitação à adoção em varas competentes na matéria da Infância e Juventude.
De acordo com o SNA, o TJMA possui 877 processos de adoção em andamento e a taxa de crianças/adolescentes disponíveis para adoção é de 11,80% do total de acolhidos institucionalmente.
O curso, no formato on-line, acontece até 14 de setembro, com aulas às quintas-feiras, na plataforma EAD-ESMAM, por meio de abordagens síncronas (ao vivo) e assíncronas que destacam aspectos jurídicos, psicológicos e sociais que envolvem o processo de adoção. Uma outra turma já preenchida com mais 50 participantes terá início no mês de setembro.
A condução e construção da proposta do curso é de responsabilidade da equipe da CIJ-TJMA, atuando junto às equipes multiprofissionais das diversas comarcas, que fornecem os elementos e direcionamentos essenciais para elaboração da capacitação de todos os interessados. O preparatório está organizado em 5 módulos, totalizando 30 horas-aula, ministrada por profissionais que são referência no tema da adoção, conforme a série abaixo.
ADOÇÃO RESPONSÁVEL
"Esse é um espaço para que os pretendentes reflitam sobre seus planos e aspirações rumo à formação de uma família através da adoção. Nós, que integramos a Coordenadoria da Infância e Juventude do TJMA, sob a presidência da desembargadora Sônia Amaral, temos o prazer de participar desse momento e acompanhar o processo iniciado por pessoas que buscam filhos e filhas por adoção, colaborando para que aconteça de forma responsável, coerente e transparente", disse a secretária da CIJ-TJMA, Maria Teresa Feitosa Rêgo, que abriu a temporada de cursos, juntamente com a pedagoga Cristiane Queiroz Lima.
Na palestra de abertura, a diretora de Relações Institucionais da Associação Nacional de Grupos de Apoio à Adoção (ANGAAD), Sara Estelita Vera Vargas Rangel e Pereira (foto abaixo), falou sobre a importância do preparo para a adoção. Especialista em Terapia Sócio-Construtivista e Psicodramática de Famílias e Casais, ela ressaltou aspectos essenciais que devem ser observados antes e após o processo.
"Sintam-se privilegiados e privilegiadas por terem acesso a esse conteúdo. Não é nossa pretensão ensinar a como ser pai ou mãe, mas refletir e compreender o processo jurídico da adoção, o estudo psicossocial pelo qual vão passar, revisitar as suas motivações e caminhadas até aqui. Como devo me preparar para a chegada dessa criança? Qual a melhor forma de me relacionar ou que tendências carrego que podem interferir nesse relacionamento? Como lidar com os preconceitos e especificidades da adoção? São algumas das perguntas que cada uma ou cada um deve se fazer", pontuou a palestrante.
CRIANÇAS REAIS
Mãe adotiva de três filhas e de um filho biológico, Sara Vargas também chamou a atenção sobre os casos em que adotantes insistem em escolher um perfil ideal de criança ou adolescente e expôs sobre as "crianças reais" disponíveis para a adoção, estimulando a reflexão acerca das suas histórias de vida, marcas que carregam, o que passam, de onde vêm, e sobre como as pessoas que pretendem adotar devem se preparar para enfrentar os preconceitos e especifidades da adoção.
ACESSE AQUI A PROGRAMAÇÃO COMPLETA DO CURSO E CONHEÇA A EQUIPE DE INSTRUTORIA
NOVAS TURMAS
Para mais informações e solicitação de novas turmas, as unidades judiciais competentes devem ligar para: (98) 3261-6287 / 98771-8645 ou enviar mensagem para o e-mail: coinfancia@tjma.jus.br.
Núcleo de Comunicação da ESMAM
E-mail: asscom_esmam@tjma.jus.br
Instagram/Threads: @esmam_tjma
Facebook: @esmam.tjma
Fone: (98) 3235-3231