Poder Judiciário/Escola da Magistratura/Mídias/Notícias

Magistratura terá formação sobre fake news e comunicação

19/06/2023
Ascom ESMAM

Combater e solucionar os conflitos que tenham como objeto o fenômeno das Fake News e suas variáveis, sem comprometer a liberdade de expressão e o exercício da democracia, é um dos grandes desafios contemporâneos na atividade judicante. Esse é o foco do curso Fake News e Comunicação: o dilema da (des)informação nas mídias, promovido pela Escola Superior da Magistratura do Maranhão (ESMAM) para juízes e juízas do TJMA. As inscrições acontecem de 19 a 25 de junho, no sistema acadêmico Tutor, na plataforma Sentinela.

Planejado na modalidade a distância, o curso recebeu certificação da Escola nacional de Formação e Aperfeiçoamentos da Magistratura (Enfam). As aulas serão ministradas de 6 de julho a 6 de agosto (40 horas-aula), com atividades síncronas (ao vivo) e assíncronas (veja abaixo o cronograma das aulas on-line).

FAÇA SUA INSCRIÇÃO AQUI – 40 vagas


DATA E HORÁRIO DAS AULAS AO VIVO:

11/07/23 - 14h às 16h

01/08/23 - 14h às 16h
 

A abordagem destaca o estudo e a análise sobre as motivações que levam ao surgimento de falsas notícias, e como são disseminadas nos meios de comunicação, tradicionais e digitais, exigindo do Poder Judiciário a avaliação e entendimento das questões que geram desinformação na sociedade contemporânea. 

“O surgimento de falsas notícias e a forma que elas são inseridas nos meios de comunicação tradicionais, mídias e redes sociais, vem afetando todos os âmbitos da sociedade. Diante disso, os operadores do direito precisam estar preparados para gerenciar crises, entender o momento e as motivações de disseminação de conteúdos de procedência duvidosa. É necessário manter a confiança da sociedade no Poder Judiciário”, analisa o professor Gabriel Henrique Collaço, jornalista e coordenador de EAD da Escola Superior da Magistratura do Estado de Santa Catarina (Esmesc), que atuará como formador.

COMUNICAÇÃO E LIBERDADE

O conteúdo traz um vasto material e atualizações sobre princípios aplicáveis à comunicação, liberdade de comunicação, de pensamento, de opinião e de sua expressão nas mídias e nas redes. Além de processos de comunicação, dilemas de comunicação no poder judiciário, instâncias de legitimação e casos de comunicação emblemáticos de Fake News.

Ofertado na plataforma EAD ESMAM, o curso é dinâmico e elaborado para desenvolver os conhecimentos específicos, fomentar a cultura do debate crítico e estimular a busca pelo contínuo aperfeiçoamento da prática jurisdicional.

Por meio de exposições teóricas dialogadas, incentivo ao debate e o estudo de caso(s)-problema(s), inspirados em situações da realidade, os participantes serão estimulados a analisar os conceitos jurídicos envolvidos nos casos concretos, interpretar a legislação pertinente e propor decisões possíveis para cada situação-problema.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

AMBIENTAÇÃO  NA PLATAFORMA EAD ESMAM - 06 A 09 DE JULHO 

Obs: não conta como carga horária, somente como frequência

MÓDULO I - 10 A 16 DE JULHO 

PRINCÍPIOS, LIBERDADE E COMUNICAÇÃO

  1. O que é princípio
  2. O que é liberdade
  3. Liberdades de comunicação, pensamento, opinião e expressão
  4. A liberdade de imprensa

MÓDULO II - 17 A 23 DE JULHO 

COMUNICAÇÃO, DEMOCRACIA E PODER

  1. Os conceitos de “poder”
  2. O Estado e seus poderes
  3. O “quarto poder”
  4. O Estado Democrático

MÓDULO III - 24 A 30 DE JULHO 

O DILEMA DA (DES)INFORMAÇÃO E AS FAKE NEWS

  1. Comunicação no Poder Judiciário
  2. Instâncias de legitimação
  3. Casos de comunicação e Fake News

MÓDULO IV – 31 DE JULHO A 06 DE AGOSTO 

É FAKE OU É NEWS?

Estudo de caso real sobre Fake News relacionado ao Poder Judiciário

 

SOBRE O TUTOR/FORMADOR

Gabriel Henrique Collaço é jornalista profissional, graduado em Comunicação Social, professor, assessor pedagógico e coordenador de EAD da Escola Superior da Magistratura do Estado de Santa Catarina (Esmesc). Formador e Tutor da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam). É especialista em Jornalismo Cultural, Metodologia para Educação a Distância, Docência do Ensino Superior e Marketing Digital e Comércio Eletrônico.

 

Núcleo de Comunicação da ESMAM
E-mail: esmam@tjma.jus.br
Facebook: @esmam.tjma
Instagram: esmam_tjma
Fone: (98) 3235-3231

GALERIA DE FOTOS