Poder Judiciário/Escola da Magistratura/Mídias/Notícias

Inovação, governança e mídias serão temas do Congresso da Magistratura

Evento acontecerá nos dias 6 e 7 de abril, no Hotel Blue Tree

05/04/2022
Ascom ESMAM

A eficiência do Poder Judiciário frente às transformações sociais, políticas e econômicas serão amplamente discutidas durante o II Congresso Estadual da Magistratura Maranhense, que acontecerá nesta quarta e quinta-feira (6 e 7), em São Luís, no Hotel Blue Tree (veja programação abaixo). Também estarão em destaque a influência da mídia, fake news, governança e inovação na prestação jurisdicional. 

Realizado por meio de parceria entre o Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), Associação dos Magistrados (AMMA) e Escola Superior da Magistratura (ESMAM), o encontro é destinado aos magistrados, magistradas, profissionais das diversas carreiras jurídicas e acadêmicos, tendo como tema central o Estado de Direito no Século XXI e a Governança no Poder Judiciário.

Durante os dois dias do evento, palestras, painéis e workshops ministrados por juristas e pesquisadores do Direito apresentarão os grandes temas do direito contemporêneo que envolvem mais diretamente a magistratura, exigindo a atualização e aperfeiçoamento constante dos juízes e juízas. 

O diretor da ESMAM, desembargador José Jorge Figueiredo dos Anjos, ressalta que o congresso será um espaço para refletir sobre o papel do Judiciário como garantidor da estabilidade do Estado Democrático de direito, e que a escola judicial estará sempre aberta para apoiar ações que promovam a atualização constante da magistratura.

“Nosso propósito é construir um Poder Judiciário mais eficiente e alinhado com as grandes questões contemporâneas, como a Agenda 2030 da ONU, um dos temas que será amplamente discutido”, salienta o presidente da AMMA, juiz Holídice Barros.

Para o magistrado, é necessário que se examine o surgimento de novas legislações e fenômenos sociais que trazem instabilidade ao exercício da magistratura e requerem um maior conhecimento e adaptação, como é o caso do uso da inteligência artificial e da automação na análise dos processos, influência da mídia e fake news na prestação jurisdicional, bem como a utilização de redes sociais por integrantes do Poder Judiciário, além da Agenda 2030 da ONU.    

VEJA A PROGRAMAÇÃO E OS PALESTRANTES 

Dia 06/04/2022 – 19h às 21h

TEMA I – O PODER JUDICIÁRIO E A AGENDA 2030 - Conferência de Abertura

Palestrante: Flávio Dino (Governador do Estado do Maranhão) Desembargador Lourival de Jesus Serejo Sousa (Presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão) e Arcebispo de São Luís, Gilberto Pastana.

Dia 07/04/2022

TEMA II – NOVOS FENÔMENOS SOCIAIS E O FUTURO DO PODER JUDICIÁRIO

Manhã – 8h30 às 12h

Painel 1 - Mídia, redes sociais e opinião pública e sua influência sobre o Poder Judiciário 

Jornalista Mariana Xavier (TV Justiça), jurista Georges Abboud (IDP) e Juiz Paulo Brasil Menezes (TJMA), Juíza Marcela Lobo (TJMA)

Painel 2 - Inteligência Artificial: Limites e Implicações

Professor Esdras Pinto e Juiz Ferdinando Serejo (TJMA)

Tarde – 14h30 às 17h30

Painel 3Política de Inovação da Gestão do Poder Judiciário

Juíza Federal Vanila Cardoso (TRF1) e Alexandre Freire (STF) (secretário de Altos Estudos, Pesquisas e Gestão da Informação do Supremo Tribunal Federal)

Mediador: Desembargador Froz Sobrinho


Painel 4Dimensões da governança judicial e sua aplicação ao sistema judicial brasileiro

Auditor Federal Reginaldo Coutinho - Controle Externo e Gestão de Processos do Tribunal de Contas da União (TCU)

Mediador: Desembargador Paulo Velten (Corregedor-Geral de Justiça)

18h - Palestra de EncerramentoCrise de Legitimidade Democrática e o Poder Judiciário

Desembargador Federal Ney Bello (TRF1) e Agostinho Ramalho Marques Neto (filósofo e psicanalista)

 

SERVIÇO

II CONGRESSO DA MAGISTRATURA DO MARANHÃO 

DATA E HORÁRIO: 6 de abril (abertura  - 19h) e 7 de abril (das 8h às 12h e das 14h às 18h)

LOCAL: Hotel Blue Tree (Calhau)

PÚBLICO ALVO: Magistrados, magistradas, profissionais das diversas carreiras jurídicas e acadêmicos.

 

 

Agência TJMA de Notícias

asscom@tjma.jus.br

(98) 3198-4370

 

GALERIA DE FOTOS