Poder Judiciário/Escola da Magistratura/Mídias/Notícias

ESMAM capacita mais 134 formadores de magistrados

Qualificação pedagógica é destinada aos professores que atuam ou desejam atuar no âmbito das escolas dos tribunais

Publicado em 16 de Dez de 2021, 11h25. Atualizado em 16 de Dez de 2021, 13h20
Por Ascom ESMAM

A Escola Superior da Magistratura do Maranhão (ESMAM) capacitou 134 novos formadores – Níveis 1 e 2 – nos últimos dois anos. Os cursos de formação (FOFO) são credenciados junto à Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento da Magistratura (Enfam), para qualificação pedagógica dos professores que atuam ou desejam atuar no âmbito das escolas dos tribunais.

Em 2021, o conteúdo foi adaptado para ser ofertado na modalidade “a distância”, com duração de 16 a 40 horas-aula. As turmas são organizadas obedecendo critérios de nível, visando ao desenvolvimento de competências de magistrados(as) e servidores(as) que atuam no planejamento e execução de ações de formação e aperfeiçoamento dos juízes. Também participam convidados de outros Tribunais, em regime de compartilhamento.

Por meio da Coordenação Pedagógica e Núcleo EAD-ESMAM, foram ofertadas as turmas de Formação de Formadores: FOFO Nível 1 – Módulos 1 e 2 (Formação Para A Docência – Desenvolvimento de Ações Educacionais), e Módulo 3 (Avaliação e Gestão Pedagógica com Uso Métodos Ativos); além do Nível 2 (Oficina de Comunicação e Uso de Recursos Tecnológicos no Processo de Ensino-Aprendizagem), e a Formação de Tutores no Contexto da Magistratura (Nível 2).

Nessas etapas, a proposta da ação formativa é reorganizar a prática docente do formador, considerando seu percurso de trabalho, suas experiências, a formação, e os conhecimentos pedagógicos desenvolvidos.

A ideia é de que os participantes estejam aptos a analisar, individual e coletivamente, o processo de formação e a atividade docente no contexto da magistratura, bem como a aplicar os conhecimentos pedagógicos desenvolvidos ao longo dos cursos de formação de formadores na organização da aula e na utilização de metodologias ativas.

Parte do conteúdo é ministrado em aulas síncronas (ao vivo), garantindo a interação necessária entre os alunos e tutores. A presença nas videoconferências, bem como nos fóruns e demais atividades, é imprescindível para emissão da certificação.

TUTORES

Participam como tutores Erisevelton Silva Lima - pedagogo, doutor em Educação, atua em cursos de vitaliciamento, formação continuada e formação de formadores. Formador credenciado pela Enfam.

Fábio Penezi Póvoa - juiz de direito (TJPA), com experiência na área de Direito Público. especialista em Direito da Criança e Adolescente pela Universidade Federal do Pará e Escola Superior da Magistratura do Tribunal de Justiça do Estado do Pará. Formador credenciado pela  Enfam.

Liliane Campos Machado: Pós-doutora em Educação pela UnB e doutora em Educação pela UFU, professora adjunta III da Universidade de Brasília, presidente da Rede Inter-Regional sobre Docência na Educação Superior – RIDES, formadora credenciada pela Enfam.

esmam@tjma.jus.br

Facebook - @esmam.tjma

Instagram - esmam_tjma

(98) 3235 3231

GALERIA DE FOTOS