Poder Judiciário/toadalab

Edições 2023

1ª EDIÇÃO

O Laboratório de Inovação do TJMA – Toada Lab, em conjunto com a Escola Superior da Magistratura do Maranhão (ESMAM), realizou a primeira edição do Toada Talk, uma roda de conversa cujo objetivo é promover um debate sobre temas emergentes relacionados à inovação no Judiciário. Nesta primeira edição, o evento abordou o tema "ChatGPT e os Possíveis Impactos no Judiciário". O evento contou com a mentoria do professor Jacob Júnior da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), e com a participação de especialistas, incluindo o juiz coordenador do Toada Lab, Ferdinando Serejo, e o professor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Anselmo Cardoso. Durante a discussão, o ChatGPT foi apresentado como um exemplo de como a inteligência artificial pode ser aplicada no Judiciário. Esta ferramenta é baseada em machine learning e permite a geração de textos a partir de inputs de usuários, simulando uma conversa humana.

O juiz Ferdinando Serejo enfatizou a importância de se utilizar ferramentas de inteligência artificial no Judiciário, pois isso pode trazer benefícios significativos para o funcionamento do sistema judicial. Já o professor Anselmo Cardoso abordou de forma mais ampla o uso do ChatGPT e de outras ferramentas de inteligência artificial, destacando seus benefícios e desafios. Foi ressaltado que é importante considerar questões éticas e de segurança ao utilizá-las.

A discussão promovida pelo Toada Talk foi fundamental para entender como as tecnologias de inteligência artificial podem ser aplicadas no Judiciário e os desafios envolvidos nesse processo. Além disso, a inovação no judiciário pode contribuir para criar soluções mais eficientes e justas para a população.

Link do evento no Youtube: CHAT GPT: Possíveis Influências no Judiciário - YouTube

 

2ª EDIÇÃO

A segunda edição do Toada Talk teve como foco o tema "Arquitetura de Fóruns na Era Digital" e contou com a mediação do Dr. Márcio Castro Brandão, juiz auxiliar da Presidência e Coordenador de Gestão Estratégica e Modernização do TJMA. No evento, especialistas, incluindo Sandra Martins da Diretoria de Engenharia e Arquitetura, Eliandro Araújo do Recursos Humanos e Marcos Nava da Diretoria de Informática e Automação, abordaram questões cruciais relacionadas à transformação digital. 

No debate, foram abordados diversos pontos, como a transição para 100% de digitalização, tendência de secretarias únicas, uso crescente de videoconferências, alocação virtual de filas de trabalho, fortalecimento dos precedentes e integração de Inteligência Artificial nos processos judiciais. Surgiram questionamentos sobre o impacto dessas mudanças no futuro do TJMA, incluindo a arquitetura de novos fóruns, a manutenção dos existentes, e reflexões sobre a gestão de carreiras e alocação eficiente de servidores na era digital. 

O evento foi realizado com o apoio e transmissão ao vivo no Youtube da ESMAM.

Link do evento no Youtube: TOADA TALK: Arquitetura de fóruns na era digital - YouTube

 

2ª EDIÇÃO

ESG e Justiça 4.0: perspectivas para a efetivação da Agenda 2030 no Judiciário

A terceira edição do Toada Talk ocorreu em 21/09/2023 no Toada Lab, com transmissão pelo canal da ESMAM no YouTube. O ESG abrange Governança  Ambiental, Social e Corporativa. Nesta edição, os objetivos do evento foram compreender as perspectivas de governança e integridade para promover diversidade e inclusão, estimular ações nesse sentido na gestão estratégica do Poder Judiciário alinhadas à Agenda 2030, e promover uma cultura  institucional antidiscriminatória.

O evento contou com a participação do juiz Marco Adriano Ramos Fonseca, coordenador do Comitê de Diversidade do TJMA e 1º vice-Presidente da AMMA; do juiz Alexandre Antônio José de Mesquita, titular da 3ª Vara de Santa Inês e membro da Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão do TJMA; e da juíza Adriana da Silva Chaves, titular da Vara da Família da Comarca de Bacabal, membro do Comitê de Diversidade e ouvidora dos Povos Indígenas do Poder Judiciário do Maranhão. A moderação ficou a cargo de Martina de Araújo Lobato, servidora e laboratorista do Toada Lab, e assessora de Juiz na 3a Vara da Fazenda Pública de São Luís.

Link do evento no Youtube: Toada Talk - ESG e Justiça 4.0 - YouTube 

GALERIA DE FOTOS