Na manhã desta segunda-feira (20/10), o Tribunal de Justiça do Maranhão deu início aos Encontros Regionais do Polo Chapadinha, reunindo magistrados/as e servidores/as para capacitação, debate de práticas inovadoras e estratégicas voltadas à melhoria dos serviços judiciais nas comarcas da região. A abertura foi realizada pela auxiliar da Presidência e coordenadora de Planejamento Estratégico do TJMA, juíza Tereza Nina, que destacou o objetivo dos encontros e o sucesso alcançado nas últimas edições, a partir da integração e capacitação de equipes de nove polos judiciais, por meio do programa implementado na atual gestão.
Juíza Tereza Nina durante abertura dos Encontros Regionais do Polo de Chapadinha
Chegamos à 10ª edição com um feedback muito positivo do público interno, ação de capacitação e integração que tem se refletido em excelentes resultados obtidos pelo TJMA nos últimos meses, com dados positivos, por exemplo, na disputa pelo Prêmio CNJ de Qualidade”, pontuou.
A primeira palestra do dia foi conduzida pelo professor da Universidade Federal do Maranhão, Anderson Miranda, que abordou os desafios e potencialidades da liderança no setor público. “A liderança não é sobre cargos, é sobre influência e propósito. Quando o servidor entende seu papel estratégico, ele transforma o ambiente”, afirmou. A fala serviu como ponto de partida para reflexões sobre engajamento institucional e valorização das equipes.
Professor Anderson Rocha ministrou a palestra de abertura do evento
Na sequência, a chefe da Divisão de Planejamento Estratégico, servidora Mariana Carneiro, apresentou os “Indicadores Estratégicos de Desempenho: Do estratégico ao operacional”, destacando a importância de alinhar metas institucionais com ações concretas. A palestra trouxe exemplos práticos de planejamento governamental, com destaque para a Resolução GP nº 44/2021, que integra o planejamento estratégico da instituição.
Mariana Carneiro durante participação nos Encontros Regionais de Chapadinha
Paralelamente às palestras, a capacitação sobre “Requisições de Precatórios Judiciais”, com demonstração prática do sistema Sapre ocorreu ao longo do dia em sala destinada ao público interno que atua na área. Ministrada pelo analista judiciário Paulo Vinícius Dias, a atividade foi elogiada pela abordagem didática e pela conexão entre teoria e prática. Os participantes puderam compreender os aspectos normativos da matéria com base no artigo 100 da Constituição Federal e no Provimento nº 10/2025 da CGJ/MA, dentre outros normativos.
Equipe atenta às explicações sobre o sistema Sapre
Encerrando a programação da manhã, o juiz Rodrigo Nina apresentou os indicadores de conciliação no Prêmio CNJ de Qualidade e as metas da Semana Nacional da Conciliação, que acontece de 3 a 7/11. A palestra abordou critérios de avaliação como governança, produtividade, dados e transparência, além de esclarecer métricas da Meta 3 e iniciativas voltadas à pacificação social, como o projeto Conciliação Itinerante que conta com o apoio de unidade móvel para percorrer todo o Maranhão, e um espaço no vagão social do trem da empresa Vale, atendendo passageiros que viajam no percurso entre São Luís e Açailândia, além de outras ações.
Juiz Rodrigo Nina, no destaque da imagem, durante palestra sobre conciliação
APRENDIZADO E TROCA DE EXPERIÊNCIAS
A juíza Luciana Pessoa (no centro da imagem abaixo), titular da comarca de Urbano Santos, avaliou positivamente o evento e a escolha dos temas contidos na programação. A magistrada destacou o workshop sobre liderança, que serviu de estímulo para os participantes, e a oficina sobre as metas do CNJ.
A palestra sobre conciliação foi muito boa, conseguimos esclarecer muitos itens dessa área, inclusive sobre a Meta 3, que era uma dúvida pessoal”, frisou.
O servidor Marcos Leão, da comarca de Santa Quitéria do Maranhão, compartilhou com entusiasmo sua avaliação sobre os Encontros Regionais. Após participar do primeiro dia de atividades, ele destacou a importância da iniciativa para aproximar o Tribunal das comarcas do interior, que enfrentavam dificuldades de acesso à capacitação presencial.
Marcos Leão, no centro da imagem, recebe placa Missão, Visão e Valores do TJMA
É uma grande satisfação participar desse encontro cheio de informação e conhecimento, já que sempre foi uma necessidade das comarcas do interior. Esse momento representa uma oportunidade valiosa de aprendizado e integração, com potencial para multiplicar o conhecimento adquirido entre os demais servidores”, declarou.
LIDERANÇA, COOPERAÇÃO E GESTÃO DE DADOS
À tarde, magistrados/as e servidores/as assistiram à palestra “Engajamento e Resultados: A Nova Liderança Estratégica do TJMA”, conduzida pela diretora de Recursos Humanos do Tribunal de Justiça do Maranhão, Diana Bastos, com reflexões sobre os desafios da liderança no contexto atual, marcado por ambientes voláteis e complexos. Com linguagem acessível e abordagem interativa, Diana destacou a importância do autoconhecimento, da escuta ativa e da comunicação empática como ferramentas essenciais para gestores que desejam promover engajamento com suas equipes e alcançar resultados sustentáveis.
Diana Bastos durante apresentação nos Encontros Regionais
Na sequência, a servidora Elaine Dias assumiu a condução da palestra sobre Cooperação Judiciária, representando o Núcleo de Cooperação Judiciária do TJMA, com a apresentação dos fundamentos da Resolução CNJ nº 350/2020, destacando o papel dos núcleos como instrumentos de articulação entre os órgãos judiciais. A cooperação, segundo ela, se dá por meio de atos e decisões coordenadas e diálogo horizontal entre magistrados/as, com foco na eficiência da prestação jurisdicional.
A palestra também trouxe exemplos práticos de atuação do núcleo, como o deslocamento de competência entre varas, a realização de audiências por videoconferência e o cumprimento de cartas precatórias com tramitação direta. Elaine reforçou que os pedidos de cooperação podem ser feitos por magistrados diretamente aos núcleos, inclusive por e-mail institucional, e que as secretarias das unidades judiciais têm papel fundamental na articulação de medidas que viabilizem a atividade jurisdicional.
Elaine Dias ressalta a importância da cooperação judiciária para a melhoria da prestação jurisdicional
Durante o Café Parametrizado, que encerrou a programação do primeiro dia dos Encontros Regionais, a assessora de Gestão e Análise Estratégica de Dados, Camila Tavares, apresentou os fundamentos do projeto que visa democratizar o acesso à informação por meio de uma linguagem simples e acessível. A iniciativa busca ampliar a compreensão sobre os dados e indicadores utilizados pelo Poder Judiciário, promovendo maior transparência e eficiência na gestão processual. A padronização das classes, assuntos e movimentos judiciais, conforme estabelecido pelo CNJ, permite uma coleta uniforme de dados via DataJud, facilitando comparações entre tribunais e identificando gargalos que impactam a prestação jurisdicional.
Camila Tavares durante Café Parametrizado
A apresentação também destacou o papel estratégico do DataJud como repositório central de informações da Justiça, com dados organizados logicamente e disponibilizados em painéis temáticos, como perfil dos magistrados, tempo médio de tramitação e cumprimento de metas.
Os Encontros Regionais do Polo Chapadinha seguem nesta terça-feira (21/10). Clique aqui e confira a programação completa do evento.
Agência TJMA de Notícias
asscom@tjma.jus.br
(98) 2055-2024