Poder Judiciário//Mídias/Notícias

TJMA abre Semana de Valorização da Pessoa Idosa com palestra sobre etarismo e aposentadoria

Abertura destacou desafios do envelhecimento e da aposentadoria

Publicado em 29 de Set de 2025, 14h00. Atualizado em 29 de Set de 2025, 14h09
Por Flávia Brandão

O Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) deu início, nesta segunda-feira (29/9), à Semana de Valorização da Pessoa Idosa, no Auditório José Joaquim Filgueiras (Fórum de São Luís), com a palestra “Etarismo e Aposentadoria: Desafios e Novas Perspectivas”, ministrada pelo professor e psicanalista Cidinho Marques. O evento foi transmitido ao vivo pelo canal oficial do TJMA no YouTube.

A abertura contou com a presença do coordenador adjunto do Comitê de Acompanhamento da Política Judiciária à Pessoa Idosa, desembargador José Bernardo Silva Rodrigues, que destacou a importância da fraternidade na superação dos desafios do envelhecimento e da aposentadoria.

“Acredito indiscutivelmente em uma força maior, que é a fraternidade. Basta trabalhar, lutar e suar a camisa que vamos vencer, assim como eu venci. É preciso preparo e atenção para não sofrer tanto com esse afastamento das atividades”, afirmou.

A diretora da Escola Superior da Magistratura do Maranhão (ESMAM), desembargadora Sônia Amaral, ressaltou a relevância do tema e a presença do palestrante.

“Fiz questão de estar presente, não só pela importância do evento, mas também pela oportunidade de termos o professor Cidinho aqui. Ele tem sido comentado sempre que nos dá a chance de ouvi-lo. Para o nosso público, suas palavras têm sido revigorantes; todos saem rejuvenescidos”, declarou.

Durante a palestra, o professor Cidinho Marques enfatizou a necessidade de ressignificar a aposentadoria e enfrentar o etarismo a partir do autoconhecimento.

“A gente não vê o que está lá, a gente vê o que está aqui. A discriminação não começa de fora para dentro, mas de dentro para fora. Muitas vezes é você que estranha não conseguir mais fazer certas coisas como antes. E aí projeta essa percepção no olhar do outro, que muitas vezes nem está pensando nisso. Cuide da sua percepção, do seu autoconhecimento. Conheça-se”, aconselhou.

A programação de abertura também incluiu a apresentação do Coral Vozes da UNABI, da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), que encantou o público com canções sob a regência do maestro Chico Newmar e coordenação da professora Efigênia Magda.

A Semana de Valorização da Pessoa Idosa se estende ao longo de toda a semana, com diversas atividades previstas. Para consultar a programação completa, acesse o link: Programação completa da semana

Agência TJMA de Notícias

asscom@tjma.jus.br

GALERIA DE FOTOS