Poder Judiciário/Mídias/Notícias

Encerramento da Semana da Pessoa Idosa contará com palestra de conselheiro do CNJ

A atividade ocorrerá no auditório da Associação dos Magistrados do Maranhão (AMMA)

Publicado em 2 de Out de 2025, 12h19. Atualizado em 2 de Out de 2025, 12h40
Por Ascom/TJMA

O Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) realizará o encerramento da Semana de Valorização da Pessoa Idosa nesta sexta-feira (3/10), a partir das 9h, na Associação dos Magistrados do Maranhão (AMMA), no Calhau. Com o intuito de homenagear, enaltecer conquistas e sensibilizar a população idosa sobre direitos e desafios enfrentados, a programação contará com seminário ministrado pelo conselheiro do CNJ, Pablo Barreto.

O I Seminário da Pessoa Idosa e Acessibilidade do Poder Judiciário do Maranhão, que será realizado das 9h às 12h, no auditório da AMMA, discutirá o tema central do evento “Dignidade e Acessibilidade”, além de promover debate sobre a garantia de acolhimento, proteção e o fortalecimento dos direitos humanos.

A programação contará ainda com três painéis temáticos:

  • Judiciário e Pessoa Idosa – juíza de Direito Monize Marques (TJDFT);
  • Políticas Públicas para Pessoa Idosa – procuradora de Justiça Yélena de Fátima Monteiro Araújo (MPPE);
  • Etarismo e Capacitismo: os desafios da inclusão institucional – juiz de Direito Alexandre Antonio José de Mesquita (TJMA).

O seminário é organizado pelo Comitê de Acompanhamento da Política Judiciária de Atenção à Pessoa Idosa e pela Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão da Pessoa com Deficiência, com apoio do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e de instituições parceiras.

A iniciativa – promovida pelo Comitê de Acompanhamento da Política Judiciária à Pessoa Idosa - em parceria com o Comitê de Diversidade, o Núcleo Permanente de Acessibilidade e Inclusão da Pessoa com Deficiência, o Núcleo de Justiça Restaurativa (Nejur) e a Escola Superior da Magistratura do Maranhão (Esmam).

COMITÊ

O Poder Judiciário do Estado do Maranhão instituiu o Comitê de Acompanhamento da Política Judiciária de Atenção à Pessoa Idosa, uma iniciativa permanente para promover suporte efetivo às pessoas idosas, garantindo acolhimento, proteção e o fortalecimento dos direitos humanos.

O comitê tem a finalidade de assessorar a Presidência do Tribunal de Justiça do Maranhão, fomentando políticas judiciárias, atividades e ações voltadas a ampliar a conscientização sobre os direitos da pessoa idosa.

SERVIÇO

O QUÊ:  I Seminário da Pessoa Idosa e Acessibilidade do Poder Judiciário do Maranhão, com o conselheiro do CNJ, Pablo Barreto

QUANDO: 3/10 (sexta-feira), das 9h às 12h

ONDE: Auditório da Associação dos Magistrados do Maranhão (AMMA)

 

Agência TJMA de Notícias
asscom@tjma.jus.br
(98) 2055 2026

GALERIA DE FOTOS