A Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Tribunal de Justiça do Maranhão (Cemulher/TJMA) realizou, no dia 23 de julho, uma palestra no Porto do Itaqui como parte das ações do programa “Maria da Penha no Cotidiano”. A atividade teve como foco a conscientização sobre a violência doméstica e familiar, promovendo o diálogo com profissionais que atuam no local.
Presidida pelo desembargador Cleones Seabra Carvalho Cunha, a Cemulher vem ampliando sua atuação por meio de iniciativas educativas e preventivas em diversos espaços sociais e profissionais.
O encontro ocorreu a convite de Ana Luiza Macieira, assessora especial nível 4, e Thays Carvalho, coordenadora de responsabilidade social da Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap). A mediação foi conduzida por Ericka Nascimento, psicóloga, e Amanda Rolim, analista judiciária especializada em Direito — ambas integrantes da equipe técnica multidisciplinar da Cemulher.
Durante a palestra, foram abordados temas como desigualdade de gênero, o fenômeno da violência doméstica e familiar, a Lei Maria da Penha (lei nº 11.340/2006), o ciclo da violência, as medidas protetivas de urgência e os canais existentes de denúncias, com foco na prevenção e enfrentamento às violências contra as mulheres e participação ativa das pessoas presentes.
A Emap é uma das empresas participantes do programa “Valoriza Mulher”, criado pela Cemulher/TJMA em 2019, que visa incentivar ações voltadas à equidade de gênero dentro e fora do ambiente corporativo.
Ao final da ação, foram distribuídas cartilhas informativas produzidas pela Cemulher, com orientações e informações sobre os direitos das mulheres e formas de enfrentamento à violência.
Criado em 2014 pela Cemulher, o programa “Maria da Penha no Cotidiano” tem como missão levar informação e reflexão a diversos públicos, contribuindo para a transformação de comportamentos sexistas e para a construção de uma cultura de respeito e igualdade.
Agência TJMA de Notícias
asscom@tjma.jus.br
(98) 2055-2024