Com o intuito de ampliar o diálogo sobre o enfrentamento à violência doméstica, no dia 17 de julho, a Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Tribunal de Justiça do Maranhão (Cemulher/TJMA) realizou uma roda de diálogo com colaboradores do São Luís Shopping, no auditório da Associação Maranhense de Escritores Independentes (AMEI).
O diálogo foi conduzido pelo coordenador administrativo da Cemulher, Arthur Darub e pelo assessor de apoio operacional Davi Ferreira, com a exibição de vídeo, dinâmica e reflexões a partir da escuta e participação ativa dos colaboradores. Na ocasião, foram discutidas concepções de masculinidades, o machismo, a Lei Maria da Penha (lei nº 11.340/2006), os tipos de violência e o papel dos homens no enfrentamento à violência doméstica e familiar contra as mulheres.
A ação foi direcionada aos colaboradores homens dos diversos setores do São Luís Shopping, abordando a importância da prevenção e do enfrentamento às violências contra as mulheres e aconteceu a convite de Alef Costa, analista sênior de Recursos Humanos do São Luís Shopping, empresa parceira da Cemulher no programa “Valoriza Mulher”.
Foram distribuídos aos participantes materiais informativos produzidos pela equipe técnica multidisciplinar da Cemulher.
PROGRAMA HOMEM CONSCIENTE
A atividade integra o programa “Homem Consciente”, desenvolvido pela Cemulher desde o ano de 2021, com o objetivo de sensibilizar e divulgar conteúdos sobre masculinidades e violência de gênero, com foco no público masculino em geral, visando à prevenção de atos violentos nas relações íntimas de afeto, domésticas e familiares.
Agência TJMA de Notícias
asscom@tjma.jus.br
(98) 2055-2026