Relatório divulgado pelo Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) apresenta dados de produtividade do sistema PJe após atualização realizada no último final de semana (20 a 24/2), que implementou mais de 300 melhorias aos usuários. Até as 12h desta quinta-feira (27/2), foram registrados mais de 1 milhão de acessos ao sistema, sendo 854 mil na versão 1º Grau e 169 mil no PJe 2º Grau, por magistrados, magistradas, servidores, servidoras, advogados, advogadas e demais operadores do Direito. Os dados foram obtidos pela Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação do Tribunal de Justiça do Maranhão (DTIC/TJMA) e Coordenadoria do Processo Judicial Eletrônico (Pje).
No mesmo período, o TJMA registrou um aumento significativo de produtividade. Foram proferidos 8.383 julgamentos, 7.426 decisões e 14.591 despachos. Além disso, o PJe contabilizou 271.887 movimentações processuais e mais de 181.000 documentos assinados. Após a atualização, também foram recebidos 8.131 novos processos.
Segundo o juiz auxiliar da Presidência para o Eixo Tecnologia, José Jorge Figueiredo dos Anjos Júnior, a atualização do PJe efetivada entre as 20h do dia 20/2 (quinta-feira), e as 14h do dia 24/2 (segunda-feira), foi essencial para manter o bom funcionamento e agregar melhorias ao sistema. “A medida reforça o compromisso do TJMA com a modernização, segurança de dados, e a eficiência na tramitação processual”, pontuou.
As atualizações realizadas elevaram o sistema da versão 2.2.0 para a versão 2.5.4, com a implementação funcionalidades importantes, como:
“Também foram implementadas funcionalidades em conformidade com a Resolução 569/2024 do CNJ, referente ao Domicílio Judicial Eletrônico (DJe), bem como melhorias no painel dos representantes processuais e na consulta pública”, frisou o diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação do TJMA, Cláudio Sampaio.
Conheça todas as novidades do PJe 2.5.4:
RESOLUÇÃO CNJ 185/2023
O TJMA informa aos usuários que, quando houver indisponibilidade e/ou instabilidade do sistema por mais de 60 minutos, entre 6h e 23h ou entre 23h e 24h, os prazos que vencerem no dia serão automaticamente prorrogados para o dia útil seguinte. Nestas situações, é possível obter a Certidão de Indisponibilidade do Sistema, no Portal do Poder Judiciário, menu Atos.
A medida está alinhada ao artigo 11 da Resolução 185/2013 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), e visa garantir a segurança jurídica e a continuidade da tramitação processual.
REUNIÃO COM ADVOGADOS
Na última quarta-feira (26/2), o juiz José Jorge Figueiredo dos Anjos Júnior, e o diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação do TJMA, Cláudio Sampaio, receberam uma comitiva com representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MA) para apresentar as melhorias implementadas no sistema PJe, e ouvir demandas da advocacia.
O juiz José Jorge Júnior reforçou o compromisso do TJMA em manter um canal de comunicação aberto e contínuo entre a equipe de informática do TJ e da OAB, “de modo a esclarecer dúvidas, prestar suporte e auxiliar os advogados em eventuais indisponibilidades ou instabilidades do PJe”.
O conselheiro federal titular do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (CFOAB), Daniel Leite, presente à reunião, relatou dificuldades enfrentadas por advogados em momentos de instabilidade do PJe, especialmente no que se refere à ausência de meios alternativos para a produção e comunicação dos atos processuais.
Reunião TJMA e OAB tratou das atualizações sobre a nova versão do PJe
Diante das demandas apresentadas, o TJMA anunciou a implantação, até o próximo mês de junho, de um fluxo diferenciado de atendimento aos advogados. “Além disso, informamos aos advogados sobre a existência da divisão de suporte especializado aos usuários do PJe. Em janeiro de 2025, também implantamos o sistema de gestão de atendimento ao usuário que permite gerir chamados, incidentes, e requisições”, pontuou Cláudio Sampaio.
A partir de março, o TJMA vai iniciar diálogo com a OAB para viabilizar o cadastro prévio de todos os advogados na ferramenta Gerenciamento de Serviços de TI (GLPI). Essa iniciativa visa otimizar o atendimento às demandas da advocacia. Posteriormente será realizado um workshop para apresentação detalhada desta ferramenta, promovendo familiaridade aos advogados, garantindo maior aproveitamento dos seus recursos.
A reunião também contou com a participação chefe da Divisão de Sistemas Judiciais do TJMA, servidora Aline Lopes; o chefe da Divisão Negocial do PJe, servidor Ricardo Dias; além de advogados e advogadas representando a OAB Maranhão.
ATENDIMENTO AO USUÁRIO E SUPORTE TÉCNICO
Para assegurar o pleno funcionamento do sistema e oferecer suporte aos usuários, a equipe do PJe realizou um total de 207 atendimentos, dos quais 188 foram solucionados com êxito, após a atualização para a nova versão. Os canais de suporte seguem disponíveis por e-mail, telefone e chat, garantindo múltiplas opções de contato para atender às diversas necessidades dos usuários:
Agência TJMA de Notícias
asscom@tjma.jus.br
(98) 2055 2026