Poder Judiciário/Mídias/Notícias

Judiciário inaugura o 8º Centro de Conciliação de São Luís em parceria com a Faculdade IDEA

O 8º Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) de São Luís fica localizado na Av. Daniel de La Touche, próximo à rotatória da Cohama (antigo Lusitana).

21/03/2024
Ascom/TJMA

Visando ampliar a cultura de conciliação no Judiciário maranhense e assim contribuir para uma Justiça mais célere e eficiente, o Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) inaugurou o 8º Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) de São Luís, na quarta-feira (20/3), na sede do Instituto de Desenvolvimento e Aprendizagem - IDEA.

Participaram da cerimônia o presidente do TJMA, desembargador Paulo Velten; o desembargador Nilo Ribeiro; o juiz Marcelo Elias Matos e Oka, coordenador do Nupemec; o juiz coordenador do 1º CEJUSC de São Luís, Francisco Soares Reis Júnior, que na ocasião representou o desembargador José Gonçalo de Sousa Filho, presidente do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos-Nupemec; o procurador-geral do Estado, Valdênio Nogueira Caminha; o coordenador do IDEA, Eudes Vitor Bezerra; o secretário-geral da OAB-MA, Gustavo Mamede, e demais autoridades.

O desembargador Paulo Velten enfatizou a importância de falar ao público acadêmico que é possível solucionar conflitos judiciais de outra forma; é necessário que a cultura de conciliação seja expandida a fim de trabalhar para abreviar a solução do entrave judicial. “A Justiça não se dá apenas pelo processo judicial; ela é possível ser encontrada através do processo conciliatório”, declarou.

Ao enaltecer a parceria com o TJMA, Eudes Vitor Bezerra viu na implantação do CEJUSC uma oportunidade de unir, cada vez mais, a teoria e a prática e a possibilidade de devolver à sociedade o que os alunos aprendem durante sua formação acadêmica.

O juiz Francisco Soares Reis destacou que a Justiça não é feita somente pelo Judiciário, mas é multiportas, e falou sobre a parceria entre o TJMA e o meio acadêmico. “Esperamos colaborar, contribuir e temos esperança de que é aqui na academia que esse CESJUSC pode experimentar e conscientizar ainda pessoas sobre os benefícios de uma solução consensual”, disse.

CEJUSC

O Cejusc é fruto da parceria entre o TJMA e o IDEA e atenderá tanto demandas pré-processuais quanto processuais (questões que versam sobre divórcio, reconhecimento/dissolução de união estável, negociação de dívidas, entre outras demandas das áreas cíveis e familiares). Participarão da inauguração o Presidente do Nupemec, desembargador José Gonçalo, e o coordenador do Nupemec, juiz Marcelo Oka. AGENDAMENTO Para agendar uma audiência, os(as) interessados(as) devem comparecer ao Centro ou preencher o formulário eletrônico disponível no Portal do TJMA.

Álbum de Fotos, do fotógrafo Ribamar Pinheiro, no Flickr do TJMA.

Agência TJMA de Notícias
asscom@tjma.jus.br

GALERIA DE FOTOS