Poder Judiciário/Mídias/Notícias

Conselho de presidentes de tribunais apoia pacto por linguagem simples

Presidente do TJMA, desembargador Paulo Velten participou de reunião em Foz do Iguaçu, que reiterou importância de autonomia administrativa dos tribunais e empossou novos membros

29/01/2024
Ascom/TJMA

O presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão, desembargador Paulo Velten, participou da reunião do IX Encontro do Conselho de Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil (Consepre), realizado de 24 a 26 de janeiro, em Foz do Iguaçu, ocasião em que foi empossada a nova Comissão Administrativa da instituição.

Ao final do evento, o Consepre divulgou a “Carta de Foz do Iguaçu”, que apresentou seis conclusões, dentre elas, a necessidade de autonomia administrativa dos tribunais e o apoio ao Pacto Nacional pela Linguagem Simples no Judiciário, lançado pelo presidente do STF e do CNJ, ministro Luís Roberto Barroso, em dezembro passado.

Membro da Comissão Administrativa da gestão 2023 do Consepre, na condição até então de vice-presidente de Relacionamento Institucional, o presidente do TJMA, desembargador Paulo Velten, participou da mesa de honra da posse, com a presença do vice-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Edson Fachin; do conselheiro do CNJ, Marcello Terto; do presidente do TJPR, desembargador Luiz Fernando Tomasi Keppen; da desembargadora aposentada do TJPR, Rosana Amara Girardi Fachin.

Outros membros da Comissão de 2023 também participaram da mesa, como o desembargador Marcos Alaor Diniz Grangeia (TJRO), que foi vice-presidente do Consepre, e a presidente do TJRS, desembargadora Iris Helena Medeiros Nogueira (TJRS), que foi vice-presidente de Cultura.

PRESIDENTE REELEITO

O presidente do TJGO, desembargador Carlos França, foi reeleito no encontro anterior, realizado em Manaus, e novamente empossado no cargo; a presidente do TJAC, desembargadora Regina Célia Ferrari, foi empossada nova vice-presidente do Consepre; o presidente do TJRJ, desembargador Ricardo Cardozo, é o novo vice-presidente de Relacionamento Institucional; a presidente do TJTO, desembargadora Etelvina Maria Sampaio Felipe, assumiu a vice-presidência de Cultura; e o presidente do TJAL, desembargador Fernando Tourinho de Omena Souza, é agora o vice-presidente de Inovação e Tecnologia.

Desafios, soluções inovadoras e práticas em implementação foram temas de reuniões, que trataram também da necessidade de melhorar a gestão processual e capacitar magistrados(as) e servidores(as) com ferramentas necessárias para lidar com o volume crescente de casos, segundo o presidente Carlos França. Painéis sobre execução fiscal e sobre a reforma tributária e os possíveis efeitos na gestão dos Tribunais de Justiça, além do workshop “NatJusGPT” - que envolve o uso de inteligência artificial – foram algumas das atividades desenvolvidas no encontro.

CARTA DE FOZ DO IGUAÇU

A Carta de Foz do Iguaçu, divulgada no final do evento, apresentou seis conclusões, aprovadas por unanimidade pelos presidentes dos tribunais estaduais, que assinaram conjuntamente o documento. 

A primeira conclusão reforça a importância da autonomia administrativa e financeira dos Tribunais de Justiça Estaduais e do Distrito Federal, garantida pela Constituição Federal de 1988.

O apoio ao Pacto Nacional pela Linguagem Simples no Judiciário, lançado pelo presidente do STF e do CNJ, ministro Luís Roberto Barroso, é o destaque da segunda conclusão do documento. O entendimento é de que o pacto é uma forma de tornar a Justiça mais acessível e compreensível a todos os cidadãos.

Veja a íntegra da Carta de Foz do Iguaçu.

CONSEPRE

O Conselho de Presidentes de Tribunais de Justiça do Brasil (Consepre) foi criado no dia 5 de novembro de 2021, da união do Conselho de Tribunais de Justiça e do Colégio de Presidentes de Tribunais de Justiça. O objetivo é consolidar uma linha de entendimento nacional em termos de reestruturação da representatividade institucional dos presidentes dos Tribunais de Justiça de todo o país.

Agência TJMA de Notícias
asscom@tjma.jus.br
Com informações e foto do Consepre

 

GALERIA DE FOTOS