Poder Judiciário/Mídias/Notícias

Estudantes de Direito visitam TJMA e acompanham sessão plenária

Essa foi a primeira visita após a retomada gradativa das aulas presenciais dos acadêmicos do 8º período de Direito da UFMA

25/05/2022
Glaucilene Oliveira e Mirela Nunes

O Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) recebeu acadêmicos do 8º período do curso de Direito da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), nesta quarta-feira (25). Alunos e alunas da disciplina “Prática Jurídica 4” acompanharam processos sendo julgados pelos desembargadores e desembargadoras na sessão plenária e conheceram as dependências da terceira Corte de Justiça mais antiga do país, localizada na Praça D. Pedro II, em São Luís.

Na visita, o presidente do Poder Judiciário do Maranhão, desembargador Paulo Velten, egresso da UFMA e professor do mestrado em Direito da instituição, conversou com os acadêmicos a respeito das mudanças, desafios e oportunidades para o Direito e para o profissional da área, pontuando a necessidade do compromisso do estudante com a lei e com a Constituição e da importância do crédito nas instituições. No decorrer do diálogo, explicou como atua o Poder Judiciário, destacando que o TJMA permanece de portas abertas para toda a sociedade.

“Essa visita serve para vocês levarem a informação para casa e replicarem que nós temos no nosso Estado um Poder Judiciário que funciona. Temos procurado nos aprimorar. Nossas instalações são antigas, afinal, somos a terceira Corte mais antiga do país, mas o pensamento é novo. E essa é a esperança que devemos ter. O jovem deve ter a crença e a fé de que ele tem que apostar no caminho da solução legal e constitucional”, comentou o presidente do TJMA. 

PRIMEIRA VISITA

Com a retomada das atividades presenciais acontecendo de forma gradativa, os estudantes da instituição de ensino tiveram a oportunidade de participar da primeira visita guiada após a pandemia, momento em que as aulas aconteciam apenas de forma remota. 

Guiados pelo juiz auxiliar da Presidência do TJMA, Nilo Ribeiro Filho, por servidores do quadro, e pelo professor da disciplina, Alexsandro Rahbani, os estudantes puderam observar como o conhecimento teórico do Direito, adquirido na Universidade, é na prática, a partir das atribuições do Tribunal. 

Conforme o juiz Nilo Ribeiro Filho, a iniciativa está em consonância com um dos eixos da atual gestão, a transparência. “Essa visita faz parte do movimento Integração, de abrir as portas do Poder Judiciário para a sociedade e também é uma forma de dar transparência para aquilo que acontece no TJMA, que é uma das vertentes da administração do desembargador Paulo Velten”, ressaltou.

O professor Alexsandro Rahbani enfatizou que a visita guiada realça a relação institucional entre a UFMA e o Judiciário, destacando que muitos dos seus membros são egressos da UFMA. “Essa relação é profícua e esperamos que se repita por diversas vezes, pois todas as partes ganham. O Tribunal ganha, com a contribuição dos profissionais, assim como a Universidade ganha, porque vamos fazer o estreitamento entre a teoria e a prática. Aquilo que vemos no Supremo, na televisão, estamos vendo ao vivo dentro da competência do TJ”, destacou Rahbani. 

EXPERIÊNCIA DOS ESTUDANTES

A visita ao TJMA foi uma experiência bastante apreciada pelos visitantes. Para Juliana Gomes, que cursa o 8º período de Direito na UFMA, a manhã foi uma "grande oportunidade aos alunos”, disse. 

Nayanne Guilhon, que também está no penúltimo semestre de Direito na UFMA, destacou a importância da visita como uma retomada das atividades extraclasse de modo presencial. “No período pandêmico, nossa prática jurídica ficou prejudicada, então voltar após esse período e ter essa vivência no TJ, é muito importante e faz muita diferença na nossa vida profissional”, afirmou a estudante. 

As alunas ressaltaram os cuidados que a turma teve em seguir os protocolos de prevenção da Covid-19, como o uso de máscaras e a certificação de vacinação. A visita, que também oportunizou o reencontro da classe após 2 anos de graduação à distância, proporcionou aos estudantes um panorama prático da ciência que estudam.

Acesse o álbum no Flickr:

Visita dos estudantes do curso de Direito (8º perìodo ) - UFMA

Agência TJMA de Notícias
asscom@tjma.jus.br
(98) 3198 4373


 

GALERIA DE FOTOS