Poder Judiciário/Mídias/Notícias

CONVÊNIO| TJMA e UFMA realizarão levantamento das condições de saúde de magistrados e servidores do Judiciário maranhense

09/09/2019

O Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) e a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) assinaram convênio para desenvolvimento do Programa de Qualidade de Vida 2019.

O presidente da Comissão Gestora do Plano de Logística Sustentável, desembargador Jorge Rachid, representou o presidente do TJMA, desembargador Joaquim Figueiredo, na solenidade que aconteceu no gabinete da Reitoria, na última sexta-feira (6).

O Convênio tem como objetivo  fazer o levantamento das condições primárias de saúde de magistrados e servidores em cinco polos judiciais no Estado – Itapecuru, Chapadinha, Paraibano, Presidente Dutra, Zé Doca e Carolina – para integrar e otimizar as ações de qualidade de vida já existentes no Tribunal, além de coordenar, organizar e estimular outras práticas e atividades de promoção de saúde e de prevenção de doenças.

A assinatura do convênio este ano renova o trabalho desenvolvido em 2018, que contemplou servidores de 16 comarcas – Pinheiro, São Bento, Bequimão, Santa Helena, Cururupu, Cedral, Bacuri e Mirinzal; Caxias e Timon; Santa Inês e Bacabal; Codó e Pedreiras; Imperatriz e Açailândia – no período de julho a novembro do referido ano. Cada servidor foi atendido por até seis serviços nas áreas de Fisioterapia, Psicologia, Nutrição e Educação Física.

AVALIAÇÃO – Para o desembargador Jorge Rachid, a continuidade do convênio reflete o alcance e a aceitação dos serviços por magistrados e corpo funcional do Tribunal de Justiça.
“O Programa de Qualidade de Vida tem todo o apoio do presidente do TJMA, desembargador Joaquim Figueiredo, que viabiliza o atendimento para diversas comarcas do interior”, pontuou o desembargador Jorge Rachid.

A reitora da UFMA, Nair Portela, demonstrou satisfação pela boa avaliação do trabalho desenvolvido pela equipe da Universidade. “Estou muito satisfeita com a avaliação positiva de um trabalho que sai dos muros da academia e chega à comunidade com o que temos de mais importante, que são os nossos profissionais”, frisou a reitora.

As ações de Qualidade de Vida são coordenadas pelo Núcleo de Gestão Socioambiental e pela Diretoria de Recursos Humanos do TJMA. A diretora de RH, Mariana Clementino, esclareceu que algumas comarcas servirão como base de atendimento para as ações de 2019, que iniciarão na comarca de Itapecuru, nos dias 19 e 20 de setembro.

“A base será no Fórum de Itapecuru, mas os serviços também serão estendidos para as comarcas de Anajatuba, Cantanhede, Icatu, Morros, Rosário, Santa Rita e Vargem Grande”, explicou.

Também participaram da assinatura, as servidoras do TJMA, Flávia Ximenes, Liana Bandeira, Elisângela Evangelista, Keila Melo, Hamilton Pitanga (Diretoria de RH) e Joelma Nascimento (Núcleo Socioambiental). Pela UFMA, Darlene Aquino, Iran Nunes, Antônio Amaral e João de Deus da Silva.

HISTÓRICO - O Núcleo Socioambiental realizou a primeira Ação de Qualidade de Vida, em 2016, em parceria com a Diretoria de Recursos Humanos. À época, foram contempladas as comarcas da Ilha – São Luís, São José de Ribamar de Paço do Lumiar. Em 2017, os contemplados foram a sede do TJMA, Fórum Sarney Costa e comarca de Imperatriz.

Com o objetivo de viabilizar a interiorização das ações de qualidade de vida, o Tribunal de Justiça celebrou um convênio com a Universidade Federal do Maranhão, visando atender diversas comarcas do interior do Estado.

Foram atendidos servidores de 16 comarcas – Pinheiro, São Bento, Bequimão, Santa Helena, Cururupu, Cedral, Bacuri e Mirinzal; Caxias e Timon; Santa Inês e Bacabal; Codó e Pedreiras; Imperatriz e Açailândia – no período de julho a novembro de 2018. Cada servidor foi atendido por até seis serviços nas áreas de Fisioterapia, Psicologia, Nutrição e Educação Física.

 

Comunicação Social do TJMA
asscom@tjma.jus.br
(98) 3198;4370

 

GALERIA DE FOTOS