Poder Judiciário//Mídias/Notícias

Sejud Cível realiza programa de psicologia organizacional para servidores e servidoras

Publicado em 8 de Out de 2025, 16h22. Atualizado em 8 de Out de 2025, 16h26
Por Priscila da Costa

A Secretaria Judicial Única Digital das Varas Cíveis (Sejud Cível) do Termo Judiciário da Comarca de São Luís deu início, nessa quarta-feira (8), no Fórum Des. Sarney Costa (Calhau), às ações práticas de um programa de psicologia organizacional destinado aos servidores e as servidoras da unidade. O propósito dessa iniciativa é melhorar a qualidade de vida e o bem-estar, contribuindo para criar um ambiente de trabalho mais saudável e produtivo. A unidade atua apenas com processos judiciais eletrônicos (PJE), dando cumprimento às ordens e demais expedientes dos juízos das 16 Varas Cíveis da capital.

Entre as atividades realizadas no programa estão ações de prevenção e promoção da saúde no ambiente de trabalho; desenvolvimento de intervenções para a redução do estresse e melhorar a qualidade de vida no serviço; além do fortalecimento de uma cultura de cuidado e apoio entre os servidores e servidoras por meio de rodas de conversa, escuta ativa e atividades dinâmicas. As ações são desenvolvidas por cinco alunos e alunas de psicologia, com supervisão da psicóloga e professora Silvia Di’Leli, todas as quartas-feiras, das 8h às 12h, na Sejud Cível.

O secretário especial da Sejud Cível, Toni Ramos, explica que desde o último semestre já estava em articulação para desenvolver um trabalho contínuo com a equipe da unidade focado na saúde mental. “É um esforço da gestão fornecer esse suporte à saúde mental, que é uma temática sensível e atual, e que necessita de ações contínuas e não isoladas”, enfatizou o secretário.

O programa de psicologia organizacional terá duração de cerca de dois meses e meio e é resultado da parceria entre o Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), por meio do Recursos Humanos, e a Universidade Ceuma.

A Sejud Cível tem 61 servidores e servidoras, entre técnicos e auxiliares judiciários, assistentes de informação e assessores de administração auxiliar, que realizam tarefas relativas a atos ordinatórios, citação, intimação e certidões, remessa e arquivamento de processos, entre outras. A unidade, localizada no 5º andar do Fórum Des. Sarney Costa (Calhau), é coordenada pelo juiz, Gladiston Cutrim, e conta com 26 estagiários e estagiárias.

 

Assessoria de Comunicação
Corregedoria Geral da Justiça
asscom_cgj@tjma.jus.br

 

 

GALERIA DE FOTOS