Poder Judiciário/Mídias/Notícias

TJMA implanta projeto Acolher a partir de agosto

A iniciativa será caracterizada por uma escuta psicológica imediata voltada para magistrados, magistradas, servidores e servidoras do Judiciário

19/07/2023
Ascom/TJMA

A Diretoria de Recursos Humanos do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), por meio da Coordenadoria de Serviços Médico, Odontológico e Psicossocial e da Divisão Psicossocial, irá implantar o projeto “Acolher", a partir do dia 2 de agosto.

A iniciativa será caracterizada por uma escuta psicológica imediata voltada para magistrados, magistradas, servidores e servidoras do Judiciário.  

A chefa da Divisão Psicossocial, Raíssa Braúna, explica que o projeto consiste em promover um serviço, com profissionais disponíveis para atendimento, em dias e horários determinados, sem necessidade de agendamento, destinado a pessoas que  recorrem espontaneamente ao serviço, em busca de ajuda para problemas de natureza emocional.

“O projeto tem por objetivo oferecer atenção a servidores(as) e magistrados(as) em sofrimento e estabelecer uma relação de confiança e aceitação, com vistas ao bem-estar, à saúde e à qualidade de vida das pessoas atendidas, através do acolhimento psicológico. O(a) profissional pretende ouvir e acolher, auxiliando as pessoas a encontrarem caminhos dentro da sua própria experiência para o alívio do sofrimento apontado”, pontuou.  

Raíssa Braúna explica, também, que, ao dispensar o agendamento prévio, a escuta psicológica imediata se destaca como uma modalidade que facilita o acesso a um serviço de atenção psicológica, buscando garantir um espaço de cuidado, dentro dos parâmetros éticos, o que resulta em ganhos terapêuticos para quem busca esse serviço.

Dentre os benefícios do projeto, estão: a redução dos afastamentos por problemas psicológicos e de origem psicossomática; aumento da motivação interpessoal; melhora dos relacionamentos interpessoais e diminuição dos conflitos; redução do absenteísmo;
maior comprometimento do(a) colaborador(a) com o trabalho; promoção do trabalho em equipe de forma mais engajada; aumento da produtividade.

ATENDIMENTO

Os atendimentos do Projeto Acolher ocorrerão pelas manhãs, nas segundas, quartas e sextas, das 8h30 às 12h, sem necessidade de agendamento a partir de demanda espontânea. 

A escuta acontecerá de forma on-line ou de forma presencial (na Divisão Psicossocial, no Centro Administrativo, na Rua do Egito), de forma individualizada. 

O atendimento será realizado por psicólogos(as) da Divisão Psicossocial do TJMA. Para isso, o programa oferecerá um serviço de pronto atendimento para aqueles(as) que procuram auxílio psicológico pontual, não pressupondo atendimento contínuo equivalente a psicoterapia.

Raíssa Braúna explica que, de acordo com as percepções e elementos identificados, haverá o encaminhamento para a orientação psicológica de seguimento, que já é realizada pela Divisão Psicossocial ou por outros centros de atendimento psicológico nas redes pública e privada. 

MAIS INFORMAÇÕES

Servidores, servidoras, magistradas e magisrados interessados deverão entrar em contato com a Divisão Psicossocial, pelos telefones: (98) 3261-6238 / 3261-6242.

 

Agência TJMA de Notícias
asscom@tjma.jus.br
(98) 3198-4373

 

GALERIA DE FOTOS