No dia 22 de setembro, a Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Tribunal de Justiça do Maranhão (Cemulher/TJMA), presidida pelo desembargador Cleones Seabra Carvalho Cunha, promoveu, por meio do programa Maria da Penha no Cotidiano, uma roda de conversa com participantes idosos(as) do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, bem como usuárias e usuários do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), no bairro do Turu, em São Luís.
A atividade foi conduzida por Ericka Nascimento, psicóloga, e Amanda Rolim, analista judiciária especializada em Direito, integrantes da equipe técnica multidisciplinar da Cemulher/TJMA.
Durante o encontro, foram abordados temas como desigualdade de gênero, violência doméstica e familiar, a Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006), tipos de violência, ciclo da violência, medidas protetivas de urgência, canais de denúncia e serviços de atendimento e proteção às mulheres.
O momento aconteceu a convite de Gerlândia Pinheiro, coordenadora do CRAS Turu, e contou com a participação ativa de idosos e idosas, que compartilharam relatos e experiências pessoais.
Ao final, foram distribuídos materiais informativos produzidos pela Cemulher/TJMA.
PROGRAMA MARIA DA PENHA NO COTIDIANO
Desenvolvido, permanentemente, pela Cemulher/TJMA desde o ano de 2014, tem o objetivo de difundir a Lei Maria da Penha (lei nº 11.340/2006) em todo o estado do Maranhão, visando contribuir para a mudança de atitudes e comportamentos sexistas, enfatizando a responsabilidade de todos e todas na erradicação da violência doméstica e familiar contra as mulheres.
Agência TJMA de Notícias
asscom@tjma.jus.br
(98) 2055 2026