Poder Judiciário/Mídias/Notícias

Poder Judiciário de Balsas julga acusados de homicídio

Publicado em 19 de Set de 2025, 11h35. Atualizado em 19 de Set de 2025, 11h38
Por Michael Mesquita

O Poder Judiciário da Comarca de Balsas, por meio da 4ª Vara, realizou nesta semana duas sessões do Tribunal do Júri, nos dias 17 e 18. As sessões foram presididas pelo juiz Lucas Alves Silva Caland, titular da Comarca de São Domingos do Azeitão e designado pela Corregedoria Geral da Justiça. Na primeira sessão, o réu foi Oséias Moraes Silva, acusado de, junto com outras pessoas, ter matado Antônio Joaquim Lopes Oliveira. Ele foi considerado culpado pelo Conselho de Sentença e recebeu a pena de 13 anos e quatro meses de reclusão.

Conforme apurado pela polícia, na madrugada do dia 14 de agosto de 2022, em frente à empresa Nacional Borrachas, o denunciado e mais duas pessoas, entre elas um adolescente, teria ceifado a vida de Antônio Joaquim. Na ocasião, a vítima seguia com a namorada em uma motocicleta, instante em que percebeu que estava sendo perseguido. Os homens da outra motocicleta teriam efetuado alguns tiros, fazendo com que a vítima caísse no asfalto. Antônio Joaquim levantou-se e saiu correndo, sendo perseguido pelos homens. 

A vítima caiu novamente, momento em que foi alvejada pro alguns disparos, vindo a óbito. Após investigação, a polícia constatou que a vítima possuía estreita relação com o mundo do crime, inclusive já havia sido ameaçada várias vezes por pertencer a uma facção criminosa e ter sido considerado um delator. Concluídas as investigações, foi verificado que a morte de Antônio Joaquim foi resultado de um trabalho em conjunto entre Oséas e as outras pessoas.

CRIME EM NOVA COLINAS

A segunda sessão de julgamento, realizada no dia 18, teve como réu Franquiel da Silva Bezerra, acusado de ter matado Antônio da Silva Leandro. O crime ocorreu em 3 de outubro de 2022, na cidade de Nova Colinas, termo judiciário de Balsas. Ele foi considerado culpado pelo Conselho de Sentença e recebeu a pena de 12 anos de prisão. Sobre o caso, foi apurado que o crime ocorreu em frente ao estabelecimento Comercial Novo Batutão. A vítima foi morta com uma facada.

Segundo consta na denúncia, Antônio se encontrava em frente ao referido estabelecimento, quando o denunciado chegou ao local, se aproximou e, sem permitir qualquer chance de defesa, teria desferido a facada em Antônio. Em seguida, fugiu do local. A guarnição da Polícia Militar conseguiu capturar o suspeito nas imediações do local do crime. Testemunhas declararam que Franquiel foi, de fato, o autor do delito. Quando interrogado, ele confessou ter atingido Antônio, alegando, isoladamente, a tese de legítima defesa.


Assessoria de Comunicação
Corregedoria Geral da Justiça
asscom_cgj@tjma.jus.br

GALERIA DE FOTOS