Poder Judiciário/Mídias/Notícias

Judiciário de São Bernardo agiliza processos de benefícios previdenciários

O objetivo do mutirão foi impulsionar o andamento de ações dos anos de 2024 e 2025

Publicado em 29 de Ago de 2025, 10h35. Atualizado em 29 de Ago de 2025, 11h41
Por Helena Barbosa

O Judiciário da Comarca de São Bernardo realizou, nos dias 25 e 28 de agosto de 2025, um mutirão de audiências previdenciárias e perícias médicas, com a participação das partes processuais que deram entrada em pedidos de benefícios previdenciários ao INSS.

O mutirão ocorreu na sala de audiência da Vara Única, onde foram realizadas as 20 audiências cm as partes e em uma sala reservada do Fórum, onde foram feitos 26 exames de perícias médicas, com a análise de documentos e avaliação da situação das pessoas solicitantes dos benefícios previdenciários.

As partes e testemunhas envolvidas nos processos aguardaram no salão do Tribunal do Júri e na recepção do Fórum, e depois foram encaminhadas  para a perícia médica com os peritos Luís Amador Hernadez e Vogério da Silva Deolino e para as audiências com a juíza Lyanne Pompeu de Sousa Brasil, titular da Vara Única.

Partes processuais participam de audiência com a juíza Lyanne de Sousa Brasi

PEDIDOS DE AUXÍLIOS

A maioria dos pedidos realizados nos processos são relacionados a auxílio-doença, auxílio por incapacidade temporária rural, aposentadoria por invalidez, aposentadoria especial, salário-maternidade e auxílio-acidente.

Os pedidos também dizem respeito ao Benefício de Prestação Continuada –previsto na Lei Orgânica da Assistência Social (BPC LOAS), concedido a pessoas idosas com idade igual ou superior a 65 anos ou à pessoa com deficiência, de qualquer idade.

Segundo informações da secretaria judicial, o objetivo do mutirão foi impulsionar o andamento de ações previdenciárias que deram entrada nos anos de 2024 e 2025, e, sendo o caso, agilizar o pagamento dos valores para as pessoas que têm direito aos benefícios pleiteados.

“Durante o mutirão foi verificado, detalhadamente, a existência ou não da condição de trabalho da pessoa segurada, bem como outras análises necessárias referentes aos benefícios requeridos, de forma mais célere e eficiente”, informou a secretária judicial Márcia Lima.

Assessoria de Comunicação
Corregedoria Geral da Justiça
asscom_cgj@tjma.jus.br

 

GALERIA DE FOTOS