A Escola Superior da Magistratura do Maranhão, por meio do Edital ESMAM Nº 18/2025, homologou o resultado da seleção de candidatos para o Curso de Formação em Mediação e Conciliação Judicial, na modalidade presencial, na comarca de Imperatriz. Alcançaram aprovação 20 candidatos(as). Participaram profissionais do Judiciário e estudantes de instituições de ensino superior parceiras do Núcleo de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos do Tribunal de Justiça do Maranhão (NUPEMEC – TJMA).
Para a seleção, foi considerada a ordem cronológica de recebimento das inscrições, tanto no sistema Tutor, para profissionais do Judiciário, quanto no e-mail do NUPEMEC, para público externo. Também foram observadas as condições estabelecidas no Edital ESMAM Nº 13/2025, relativo à abertura da seleção.
Com carga horária de 100 horas, os alunos e as alunas devem participar da etapa teórica (presencial) de 25 a 29/8, no 2º Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC/UNICEUMA Imperatriz). Para aprovação, os participantes devem atentar quanto à presença integral e realização das atividades. As aulas práticas acontecem na sequência, sob a coordenação e acompanhamento do Núcleo, apenas com aprovadas e aprovados na fase teórica.
Após a conclusão da formação, os cursistas devem cumprir uma etapa complementar de voluntariado, atuando junto a um Centro Judiciário de Solução de Conflitos da comarca polo, na condição de conciliador/conciliadora ou mediador/mediadora.
Participam da instrutoria e tutoria os conciliadores/mediadores Alan Carlos Farias e Manoel Ramos, ambos com certificação pelo CNJ/ESMAM.
CONFIRA O RESULTADO – EDITAL ESMAM Nº 18/2025
Núcleo de Comunicação da ESMAM
E-mail: asscom_esmam@tjma.jus.br
Instagram: @esmam_tjma
Facebook: @esmam.tjma
Youtube: @eadesmam
Fone: (98)2055 2800