Poder Judiciário/Mídias/Notícias

TJMA vai instalar Ponto de Inclusão Digital no Delta do Parnaíba

Ação do programa Justiça de Todos vai beneficiar moradores/as da Ilha das Canárias, pertencente à comarca de Araioses

Publicado em 21 de Ago de 2025, 8h00. Atualizado em 21 de Ago de 2025, 10h04
Por Marcio Rodrigo

No próximo dia 25 de agosto, os moradores da Ilha das Canárias, localizada na Área de Preservação Ambiental do Delta do Parnaíba e pertencente à comarca de Araioses, passam a contar com acesso facilitado à Justiça com a instalação do 127º Ponto de Inclusão Digital (PID) do programa Justiça de Todos, promovido pelo Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA).

A iniciativa elimina a necessidade de deslocamentos por vias terrestres e fluviais até o fórum da comarca, garantindo atendimento remoto a serviços judiciais e participação em audiências, fortalecendo a cidadania e promovendo inclusão social.

A ação é resultado de parceria entre o TJMA e a Prefeitura Municipal de Araioses. A Ilha das Canárias, segunda maior do delta com cerca de 170 km², está localizada a aproximadamente uma hora de barco da sede do município. O novo PID atenderá os moradores dos povoados Caiçara, Passarinho, Torto e Canárias, além de se tornar referência para pescadores e pescadoras da Ilha dos Poldros e outras ilhas menores da região.

  • Os Pontos de Inclusão Digital garantem à população serviços de consulta processual e atendimento do balcão virtual; estrutura para videoconferência em audiências e sessões do Tribunal do Júri, dentre outros. Uma parceria com a Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Tribunal de Justiça do Maranhão - Cemulher/TJMA tem possibilitado que mulheres em situação de violência doméstica façam pedidos de Medida Protetiva de Urgência eletrônica, que são remetidas de forma imediata para o juiz de Direito responsável, e decididas em até 48 horas.

PID Ilha das Canárias vai garantir acesso à Justiça e rapidez no atendimento à população local

PROGRAMA JUSTIÇA DE TODOS

O Poder Judiciário e as prefeituras municipais atuam na instalação de salas equipadas com computadores ligados à internet, para que o cidadão e a cidadã tenham a oportunidade de acessar os serviços da Justiça e participar das audiências por videoconferência, sendo auxiliado por um facilitador ou facilitadora durante o processo. Os Pontos Digitais podem ser utilizados por todos os órgãos que integram o Sistema de Justiça: Justiça Federal, Tribunal Regional Eleitoral, Ministério Público, e Ordem dos Advogados do Brasil.

A iniciativa foi implementada a partir de maio de 2022 pelo presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), desembargador Froz Sobrinho, à época corregedor-geral da Justiça. Sob a coordenação da juíza auxiliar da Presidência do TJMA, Tereza Nina, o programa amplia o acesso à Justiça para a população que reside em cidades, povoados, quilombos e ilhas que não são sede de comarcas e não possuem fórum judicial.

O programa “Justiça de Todos” está alinhado à Estratégia Nacional do Poder Judiciário (Resolução nº 325/2020 do CNJ) e à Agenda 2030 da ONU, contribuindo para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), como a redução das desigualdades (ODS 10), promoção da paz e justiça (ODS 16) e fortalecimento de parcerias institucionais (ODS 17).

AVISO DE PAUTA

O quê: instalação do 127º Ponto de Inclusão Digital do TJMA

Quando: dia 25/8, 9h.

Onde: Ilha das Canárias, município de Araioses

 

Agência TJMA de Notícias
asscom@tjma.jus.br
(98) 2055-2024

GALERIA DE FOTOS