Poder Judiciário/Mídias/Notícias

Mais de 100 unidades judiciais apresentam alto desempenho

Resultado foi apresentado pelo projeto Central de Análise do Desempenho (CAD) no primeiro semestre de 2025

Publicado em 19 de Ago de 2025, 14h00. Atualizado em 22 de Ago de 2025, 10h38
Por Helena Barbosa

A Corregedoria Geral da Justiça do Maranhão (CGJ-MA) divulgou os resultados do Projeto Central de Análise de Desempenho (CAD), avaliados em 13 de agosto de 2025, sobre o desempenho das unidades da Justiça estadual de Primeiro Grau, onde tramitam 1.012.517 processos.

Os resultados classificaram 296 unidades avaliadas por grupos de desempenho (“Muito Baixo”, “Baixo”, “Médio”, “Alto” e “Muito Alto”), conforme o cumprimento dos indicadores de produtividade estabelecidos no Provimento n° 34, de 11 de julho de 2024.

Na totalização, 33 (11,1%) unidades apresentaram desempenho considerado “Muito Alto”; 103 (34,8%), “Alto”; 128 (43,2%), “Médio”; 25 (8,4%) “Baixo” e 7 (2,4%) “Muito Baixo”. 

PAINEL DO CAD

Os resultados foram monitorados pela Divisão de Gestão e Controle de Acervo da CGJ-MA, por meio do Painel do CAD, por meio do sistema Termojuris, ferramenta que permite o acompanhamento dos indicadores das unidades judiciais, com atualização mensal.

A visualização dinâmica oferece aos magistrados e equipes um importante instrumento de apoio à gestão da demanda processual, possibilitando a análise periódica de desempenho e a definição de estratégias de ação.

Cabe à Corregedoria Geral da Justiça realizar o planejamento, orientação e acompanhamento do cumprimento das metas de produtividade das unidades jurisdicionais de primeiro grau, bem como das metas estabelecidas pelo Conselho Nacional de Justiça.

Para isso, foi criado o Projeto da Central de Análise de Desempenho (CAD), por meio do Provimento nº 34/2024, diante da necessidade de dar transparência e ordenar os procedimentos de acompanhamento e orientação das unidades, detalhando suas fases e prazos, em respeito ao princípio da eficiência administrativa estabelecida na Constituição Federal.

INDICADORES EXAMINADOS

Dentre os indicadores de gestão processual são analisados: os índices de cumprimento da Meta 1 e 2-A do Conselho Nacional de Justiça – CNJ; os processos aguardando movimentação na secretaria há mais de 120 dias; os processos conclusos há mais de 120; a taxa de congestionamento líquida na fase de conhecimento (TCLC); e o índice de atendimento à demanda (IAD); os processos em correição automática.

Para as Varas de Execuções Penais (VEP) são medidos os indicadores de processos aguardando movimentação na secretaria há mais de 120 dias; processos conclusos há mais de 120 dias; pontuação de benefícios recebidos e decididos em execução penal. 

Quanto às Centrais de Garantias são analisados os processos aguardando movimentação na secretaria há mais de 120 dias; processos conclusos há mais de 120 dias; taxa de congestionamento líquida na fase de conhecimento (TCLC); processos em correção automática; pontuação de inquéritos policiais e ações penais originadas a partir de inquéritos. 

CLASSIFICAÇÃO E PONTUAÇÃO DE UNIDADES JUDICIAIS - PRIMEIRO SEMESTRE - CAD 2025

Assessoria de Comunicação
Corregedoria Geral da Justiça
asscom_cgj@tjma.jus.br 

 

GALERIA DE FOTOS

DOWNLOADS