Poder Judiciário/Mídias/Notícias

Exposição coletiva 'Arte do Povo da Rua' é aberta no Fórum de São Luís

Publicado em 13 de Ago de 2025, 8h46. Atualizado em 13 de Ago de 2025, 8h49
Por Priscilla da Costa

Aberta ontem (12), na galeria de arte do Fórum Des. Sarney Costa (Calhau), a exposição “Arte do Povo da Rua”, que traz 60 obras em pintura sobre tela, artesanato com papel e material reciclável, desenhos, esculturas, além de fotos. A exposição coletiva reúne obras de 50 artistas, entre crianças, adolescentes, adultos e idosos, de diversos estilos e fica aberta ao público, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, até o dia 15 de agosto. 

As obras são feitas por pessoas em situação de rua e retratam o potencial delas de criação e de renovar materiais que são descartados na natureza. A exposição é organizada por meio da parceria entre a Defensoria Pública do Estado de São Paulo, a rede de apoio que atende pessoas em situação de rua, o Comitê Nacional PopRuaJud e a Escola da Defensoria Pública do Estado de São Paulo.

Segundo a organizadora da exposição, a defensora pública e membro do Comitê Nacional PopRuaJud, Katia Cilene Oliveira Giraldi, a exposição “Arte do Povo da Rua” faz parte de um projeto mais amplo que inclui educação em direitos, projeto pedagógico e de pesquisa, estímulo a aprendizagem, profissionalização, expressão artística e cultural da pessoa em situação de rua.


A exposição “Arte do Povo de Rua” já passou pelos estados de São Paulo, Bahia e Amapá e integra a programação do II Encontro Nacional PopRuaJud, que acontece de 13 a 15 de agosto de 2025, em São Luís. 

Galeria Celso Antônio de Menezes - É responsável pela promoção das ações culturais que contemplam as artes em geral (teatro, música, artes plásticas, fotografia). Para expor no local, é necessário agendamento que deve ser feito por meio do e-mail (asscom_forumslz@tjma.jus.br).


Núcleo de Comunicação do Fórum Des. Sarney Costa

GALERIA DE FOTOS