Poder Judiciário/Mídias/Notícias

Cemulher/TJMA dialoga com colaboradoras do Hospital Presidente Vargas

Atividade integra ações do programa ¿Maria da Penha no Cotidiano¿ e foi realizada em parceria com a EMSERH

Publicado em 26 de Jun de 2025, 11h00. Atualizado em 25 de Jun de 2025, 15h31
Por Ascom/TJMA

A Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Tribunal de Justiça do Maranhão (Cemulher/TJMA), presidida pelo desembargador Cleones Seabra, promoveu, no dia 24 de junho, uma palestra para colaboradoras do Hospital Presidente Vargas, em São Luís. 

A atividade integra o programa “Maria da Penha no Cotidiano” e ocorreu a convite da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH).

Com mediação da psicóloga Ericka Nascimento e da analista judiciária Amanda Rolim, ambas integrantes da equipe técnica multidisciplinar da Cemulher, a ação abordou temas como os tipos de violência doméstica, o ciclo da violência, as medidas protetivas de urgência e os mecanismos de enfrentamento previstos na Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006).

O hospital é referência no tratamento de doenças infectocontagiosas, como tuberculose e HIV, e está localizado no bairro Jordoa, em São Luís.

A EMSERH é parceira da Cemulher/TJMA por meio do programa “Valoriza Mulher”, que certifica anualmente empresas que desenvolvem ações voltadas à promoção da igualdade de gênero e ao enfrentamento da violência contra as mulheres.

Ao final da atividade, foram distribuídas cartilhas informativas produzidas pela Coordenadoria.

PROGRAMA MARIA DA PENHA NO COTIDIANO

Criado em 2014, o programa é desenvolvido de forma permanente pela Cemulher/TJMA, com o objetivo de difundir a Lei Maria da Penha em todo o estado do Maranhão. 

A iniciativa busca promover mudanças de comportamento e conscientizar a sociedade sobre a responsabilidade coletiva na prevenção e no combate à violência doméstica e familiar contra as mulheres. 

 

Agência TJMA de Notícias

asscom@tjma.jus.br

(98) 2055--2023

 

GALERIA DE FOTOS