Em alusão ao Dia das Mães, a Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Tribunal de Justiça do Maranhão (CEMULHER/TJMA), presidida pelo desembargador Cleones Seabra Carvalho Cunha, realizou entre os dias 21 e 29 de maio uma série de atividades voltadas para as colaboradoras da empresa Fribal.
As ações ocorreram nas unidades e lojas localizadas no Mercado Central, Anjo da Guarda, Bairro de Fátima, João Paulo, São Francisco e Vinhais.
A equipe técnica da Cemulher, composta pelas psicólogas Ericka Nascimento e Edla Ferreira, pela analista judiciária Amanda Rolim, pela assistente de informação Vitória Sousa, e pelos estagiários Davi Silva (Pedagogia) e Rodrigo Rodrigues (Psicologia), esteve à frente das atividades.
Durante os encontros, foram abordados temas relacionados à violência doméstica e familiar contra as mulheres, com ênfase na Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006), medidas protetivas de urgência, canais de denúncia e a rede de serviços de apoio disponíveis.
As ações foram realizadas a convite da especialista em Desenvolvimento Humano Organizacional da Fribal, Larissa Silva, e fazem parte do programa “Maria da Penha no Cotidiano”.
As ações realizadas fazem parte do programa “Maria da Penha no Cotidiano” e estão inseridas no projeto "Valoriza Mulher", criado em 2019 pela Cemulher/TJMA.
O objetivo desse programa é incentivar as empresas a implementarem ações voltadas para o combate à violência doméstica e familiar e para a promoção da igualdade de gênero no ambiente corporativo. Ao final de cada ano, as empresas que se destacam nesse compromisso recebem a placa “Valoriza Mulher”, como reconhecimento pelas ações implementadas em prol dos direitos das mulheres e da equidade de gênero.
Durante os encontros, foram distribuídos materiais informativos elaborados pela equipe da Cemulher/TJMA, com o objetivo de ampliar o conhecimento sobre os direitos das mulheres e os recursos de apoio disponíveis.
PROGRAMA MARIA DA PENHA NO COTIDIANO
Criado em 2014 pela CEMULHER/TJMA, o programa visa disseminar a Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006) por todo o estado do Maranhão, com o objetivo de promover a mudança de atitudes e comportamentos sexistas, reforçando a responsabilidade coletiva na erradicação da violência doméstica e familiar contra as mulheres.
Agência TJMA de Notícias
(98) 2055-2024