Poder Judiciário/Mídias/Notícias

Judiciário investe em inovação com lançamento de calculadora de custas

A nova ferramenta visa otimizar os serviços das secretarias judiciais

Publicado em 15 de Mai de 2025, 8h51. Atualizado em 15 de Mai de 2025, 11h49
Por Ascom/TJMA

Com o objetivo de auxiliar as secretarias judiciais na elaboração do cálculo das custas finais dos processos judiciais, a Diretoria Arrecadação, Fiscalização e Compensação (DAFC) desenvolveu a Calculadora de Custas, uma nova ferramenta de gestão implementada no Sistema Integrado de Arrecadação do FERJ (Siaferi-Web), integrada ao PJe. O lançamento e o primeiro treinamento da ferramenta ocorreu na manhã desta quarta-feira (14/5), às 10h, na Rua das Aramitas, Calhau, com a participação de equipes remotamente.

A Calculadora de Custas foi desenvolvida para automatizar e otimizar o processo de cálculo de custas finais nos processos judiciais - uma das principais receitas do Fundo Especial de Reaparelhamento do Judiciário (FERJ) e visa substituir o método manual atual, garantindo maior eficiência, transparência e precisão aos profissionais das secretarias judiciais, além de facilitar o controle de débitos conforme das disposições da Lei 12.193/2023.

A ferramenta foi projetada pela Diretoria da DAFC com a colaboração das Contadorias Judiciais, Secretarias de Distribuição e Secretarias Judiciais, garantindo que atenda às necessidades reais dos usuários. O desenvolvimento técnico ficou a cargo da Divisão de Sistemas da Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação do TJMA, que implementou todas as funcionalidades necessárias para a plena compatibilidade com a legislação vigente.

Captura de tela de uma apresentação virtual, com o título "Calculadora de Custas: Auxiliando as Secretarias Judiciais". O slide apresenta um texto explicativo sobre a ferramenta, mencionando que é uma inovação tecnológica para automatizar o cálculo de custas judiciais. À direita, estão visíveis as câmeras dos participantes em uma reunião virtual, em um ambiente semelhante ao Google Meet.

Para a diretora da DAFC, Célia Regina, a iniciativa vai diminuir burocracias excessivas e evitar atrasos processuais, contribuindo para uma melhor prestação jurisdicional.

Uma mulher está em pé ao lado de uma televisão grande montada em um suporte. Ela usa um blazer preto, blusa clara e óculos, gesticulando enquanto apresenta. Na tela, há um slide com o título "Benefícios da Calculadora de Custas" e subtítulos explicativos como "Automação de Cálculos", "Celeridade Processual" e "Conformidade Legal". O ambiente é um escritório, com paredes brancas, detalhes em azul, cadeiras e um bebedouro de água ao fundo.

“Essa nova ferramenta veio para agregar ao trabalho das contadorias, fundamental para dar suporte à tramitação processual e, consequentemente, fazer com que a Justiça maranhense seja mais célere e produtiva”, declarou.

Além da diretora, participaram a chefe da Contadoria do Fórum de São Luís, Sabrina Mafei Portela, e representantes Contadoria de São José de Ribamar, das Varas Cíveis e Criminais de São de Ribamar, do Núcleo de Justiça 4.0, das Varas de Família da Comarca de São Luís, da Sejud Cível e Sejud da Fazenda Pública de São Luís.

INOVAÇÃO NA GESTÃO PÚBLICA

O uso da calculadora busca proporcionar maior clareza nos dados de processos judiciais, permitindo que todas as partes tenham acesso à informações precisas sobre valores. 

Os benefícios da implementação da ferramenta estendem-se para além do Judiciário, alcançando as partes processuais e seus representantes legais. Com o detalhamento preciso, sistema intuitivo para geração de documentos de pagamento, menor deslocamento para solucionar demandas em Fóruns e resolução on-line de pendências, os processos ganharão maior eficiência e agilidade.

Uma foto de grupo em uma sala de reunião. Cerca de 18 pessoas, de diferentes idades, estão posicionadas para uma foto oficial. Todos estão de pé, alguns sorrindo, e ao fundo há uma janela com detalhe em arco e uma placa institucional. A mesa de reunião está à frente, organizada e limpa.

 

Agência TJMA de Notícias

asscom@tjma.jus.br

(98) 2055 2026

GALERIA DE FOTOS