A Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Tribunal de Justiça do Maranhão (Cemulher/TJMA) realizou, na última quarta-feira (23/10), uma ação de sensibilização do programa de prevenção e enfrentamento à violência contra a mulher, no âmbito do Poder Judiciário, “Desperta, Maria!”. A atividade ocorreu na Casa Abrigo e contou com a presença de servidoras e colaboradoras da Justiça.
Com o objetivo de prevenir, por meio de ações educativas, e incentivar servidoras e colaboradoras a denunciarem situações de violência doméstica e familiar que estejam vivenciando ou que tenham conhecimento, o momento de discussão sobre a temática foi conduzido pelo coordenador administrativo da Coordenadoria, Arthur Darub, e pela analista judiciária de Serviço Social, Josemary Almeida.
A iniciativa também contou com a participação da Diretoria de Segurança Institucional e Gabinete Militar (DSIGM), que instruiu os presentes sobre procedimentos de atendimento pré-hospitalar e princípios básicos de incêndio, com mediação do Sargento Jardel Silva, do 2º Sargento Diego Santos e do 3º Sargento Camila Noronha, integrantes do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão.
PALESTRAS
Durante o turno da tarde, a programação contou com uma palestra sobre defesa pessoal, conduzida pelos professores de Educação Física Graça Pedrosa e Cláudio Costa.
Os presentes também receberam orientações sobre saúde bucal, com a equipe da Divisão Odontológica do TJMA, composta pelo chefe da Divisão Odontológica, Rafael Silva Santos; e o odontólogo Marcos Antônio Costa Filho.
No âmbito do Outubro Rosa, mês de sensibilização e prevenção ao câncer de mama e ao câncer de colo de útero, a enfermeira Eudijessica Melo de Oliveira apresentou orientações teóricas e práticas relacionadas à prevenção ao Câncer de Mama.
Agência TJMA de Notícias
asscom@tjma.jus.br
(98) 2055 2026