Poder Judiciário/Mídias/Notícias

Casais adventistas celebram união em casamento comunitário

Evento foi realizado na sede recreativa da Igreja Adventista, em São Luís

Publicado em 23 de Out de 2024, 16h10. Atualizado em 24 de Out de 2024, 11h26
Por Fernando Souza

Um casamento comunitário, realizado no município de São Luís, na última sexta-feira (18/10), reuniu 170 casais em uma celebração voltada para denominação adventista. A iniciativa foi da 4ª Vara da Família, conforme Portaria nº 2816/2024, assinada pela juíza Maricélia Gonçalves, com base no Provimento nº 32/2022, que regulamenta a realização do projeto no Maranhão.

Os casais disseram o sim e oficializaram as relações conjugais em cerimônia coletiva, realizada no Centro Adventista de Treinamento e Recreação e os atos formais foram realizados pelo Cartório da 1ª Zona de Registro Civil das Pessoas Naturais de São Luís (1º RCPN). Os atos são gratuitos, sendo feita a restituição ao cartório por meio do Fundo Especial das Serventias de Registro Civil de Pessoas Naturais do Maranhão (Ferc).

Na avaliação da magistrada Maricélia Gonçalves, o “Casamentos Comunitário” segue sendo um importante projeto social, que possibilita a celebração da cidadania e a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. “É uma iniciativa que traz dignidade e promove integração social. É a realização de sonhos e o início da formalização de uma família, protegida pela nossa Constituição Federal de 1988”, destacou.


Celebração foi presidida pela juíza Maricélia Gonçalves e teve a presença de mais 9 integrantes da magistratura

Também participaram da celebração as juízas Andrea Permultter, Rosária Duarte, Rafaella Saif, Maria José França, Denise Milhomem, Lúcia Helena Heluy, Andréa Perlmutter e Diva Maria, além do juiz Mário Prazeres. Atuaram como juízas de paz Graciana Soares e Cleidiane Neves, respectivamente, titular e substituta do 1º RCPN.

SEGURANÇA JURÍDICA E BASE FAMILIAR

A juíza Andrea Permultter, que é diretora do Fórum de Justiça de São Luís, falou da importância do casamento na vida das famílias e reforçou o caráter da segurança jurídica que ele garante. “O projeto contribui para consolidar a união dos casais, tanto na questão religiosa quanto civil, já que, agora, estão com toda a documentação regularizada”, disse. 

Um dos organizadores da celebração, o pastor Jomarson Dias agradeceu o atendimento da solicitação pelo Poder Judiciário e lembrou que o casamento é uma forma única de promover o fortalecimento dos laços familiares diante da comunidade. “É uma oportunidade de celebrar o amor no contexto da família, que contribui para fomentar os valores familiares, que são pilares fundamentais para construção de uma sociedade mais justa mais equilibrada”, defendeu. 

O projeto Casamentos Comunitários foi criado em 1998, na gestão do então desembargador corregedor Jorge Rachid, com o primeiro evento celebrado no Fórum de São Luís. A iniciativa busca formalizar a união gratuitamente, reduzindo impacto financeiro nas famílias que atendem aos critérios do projeto. A realização conta sempre com a parceria dos cartórios de registro civil, que pratica os atos necessários à oficialização. 


Assessoria de Comunicação
Corregedoria Geral do Foro Extrajudicial
E-mail: asscom-cogex@tjma.jus.br
Instagram: @cogex.ma
(98) 2055-2315

GALERIA DE FOTOS

DOWNLOADS