Poder Judiciário/Mídias/Notícias

TJMA promove segunda Reunião de Governança da Alta Administração 

O objetivo do encontro foi discutir e fortalecer o aperfeiçoamento da gestão administrativa

Publicado em 7 de Ago de 2024, 7h30. Atualizado em 7 de Ago de 2024, 7h36
Por Ascom/TJMA

O Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), por meio do presidente, desembargador Froz Sobrinho, e da diretora-geral, magistrada Ticiany Gedeon, promoveu a segunda Reunião de Governança da Alta Administração (biênio 2024-2026), na Sala das Sessões Plenárias, nessa segunda-feira (5/8). Participaram desembargadores(as), juízes(as), diretores(as) e servidores(as). 

O intuito do encontro foi apresentar e discutir pautas de interesse institucional e público segundo os macrodesafios definidos, com vistas ao aperfeiçoamento da gestão administrativa e da governança judiciária.

A imagem mostra um grupo de indivíduos sentados em uma longa mesa em um ambiente que parece ser uma reunião formal ou assembleia. Na mesa, há placas de identificação indicando diferentes funções, como ¿PRESIDENTE,¿ ¿1º SECRETÁRIO,¿ e ¿SECRETARIA.¿ Existem microfones e laptops à frente dos indivíduos, sugerindo que eles podem estar envolvidos em uma discussão ou apresentação. A bandeira do Brasil é visível ao fundo, indicando que o cenário pode ser dentro de uma instituição brasileira.

O presidente do TJMA ressaltou a importância da reunião para o aprimoramento da Justiça maranhense. “Precisamos desse tipo de cultura no Poder Judiciário maranhense, um trabalho diário e permanente, inspirado por toda a área administrativa que tem dialogado frequentemente. Afinal, somente com governança, transparência e com uma linguagem simples alcançaremos as nossas metas, além de valorizarmos e cuidarmos dos nossos servidores. Esse encontro evidencia o nosso esforço para entregar os melhores serviços à nossa sociedade”, pontuou.

Dentre as principais pautas da reunião, destacam-se o desenvolvimento do Projeto Nuapsi, focado em oferecer apoio psicológico e assistência aos servidores e servidoras, tendo em vista dados nacionais sobre saúde mental; Cartilha de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral, do Assédio Sexual e da Discriminação, além de ações do referido Comitê; terceirização de áreas de conhecimento.

Outras temáticas também foram debatidas, como a criação de cargos e funções para  setores, comissões, núcleos e comitês do Tribunal; transformação da Gratificação de Atividade Judiciária (GAJ) em Função Gratificada (FG) especial, visando maior flexibilidade e reconhecimento aos servidores e servidoras;  o cumprimento da Resolução CNJ n.º 219/2016, que trata da Equalização da Força de Trabalho; Acordo com o CNJ – CumprDec, com nova proposta para criação do segundo cargo de assessoramento para a Justiça de 1.º Grau; Governança das Contratações, dentre outros assuntos. 

A diretora-geral do TJMA, juíza Ticiany Gedeon, enfatizou a relevância da iniciativa para a Justiça maranhense. “A ideia é compartilharmos as ideias da administração com todo o Pleno para que todos fiquem cientes dos nossos planos e essa adesão seja mais fácil, mais fluída no Órgão Especial”, frisou.

A imagem mostra um grupo de indivíduos sentados em uma longa mesa em um ambiente que parece ser uma reunião formal ou assembleia. Na mesa, há placas de identificação indicando diferentes funções, como ¿PRESIDENTE,¿ ¿1º SECRETÁRIO,¿ e ¿SECRETARIA.¿ Existem microfones e laptops à frente dos indivíduos, sugerindo que eles podem estar envolvidos em uma discussão ou apresentação. A bandeira do Brasil é visível ao fundo, indicando que o cenário pode ser dentro de uma instituição brasileira.

Ticiany Gedeon destacou, ainda, os projetos, ações e avanços da Diretoria-Geral durante os 100 primeiros dias da nova gestão no TJMA. “Os primeiros 100 dias de gestão da nossa diretoria foram marcados por diversas ações estratégicas e projetos de planejamento, todos direcionados à melhoria da eficiência administrativa e da qualidade dos serviços prestados pelo Tribunal. A continuidade dessas iniciativas promete fortalecer ainda mais o TJMA, promovendo um ambiente de trabalho mais dinâmico e eficiente, além de um atendimento mais eficaz à sociedade”, concluiu.

Na oportunidade, o corregedor-geral de Justiça, desembargador José Luiz Almeida, comentou a respeito de um estudo empreendido pela CGJ para remanejar analistas da comarca da Grande Ilha e amenizar deficiências no quadro de servidores(as). A iniciativa segue os critérios estabelecidos na Resolução nº 19/2023 do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), que busca equalizar a força de trabalho em relação aos diversos quadros funcionais do Poder Judiciário do Maranhão.

A reunião realizada nessa segunda-feira (5/8) atende à Resolução n.º 325/2020 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Segundo o documento, os órgãos do Poder Judiciário devem alinhar seus respectivos planos estratégicos à Estratégia Nacional do Poder Judiciário 2021-2026 e observando o conteúdo temático dos Macrodesafios e das diretrizes Estratégicas Nacionais do Poder Judiciário. Atende também à Resolução-GP N 68/2023 do TJMA, que institui a Política e o Sistema de Governança Institucional. 

Confira o Álbum de Fotos do fotógrafo Ribamar Pinheiro. 

 

Agência TJMA de Notícias
asscom@tjma.jus.br
(98) 2055-2023

GALERIA DE FOTOS