Poder Judiciário/Mídias/Notícias

ESMAM conclui em Bacabal primeira edição do projeto itinerante

Equipe da escola judicial passou ainda pelas comarcas de Olho D'Água das Cunhãs, Vitorino Freire e Lago da Pedra

Publicado em 28 de Jun de 2024, 11h14. Atualizado em 28 de Jun de 2024, 11h59
Por Fernando Souza

A primeira edição do projeto ESMAM Itinerante foi concluída, nesta quinta-feira (27), no Polo Judicial de Bacabal. Durante quatro dias, a equipe da Escola Superior da Magistratura do Maranhão percorreu quase 700 Km, contemplando as comarcas de Olho d’Água das Cunhãs, Vitorino Freire, Lago da Pedra e Bacabal (sede) com ações de capacitação e workshop dos serviços ofertados pela instituição.

O objetivo do projeto, que teve início no dia 24 de junho, é fomentar a participação de profissionais que atuam nas unidades judiciais do interior em atividades formativas da escola judicial, seja nas modalidades presencial, a distância, semipresencial ou híbrida. São cursos, palestras, seminários, workshops e trilhas de aprendizado que colocam em debate temas atuais no campo do Direito e suas interseccionalidades. A meta é garantir, por meio da melhor formação do quadro funcional, a entrega eficiente dos serviços judiciais para a população.

A diretora da ESMAM, desembargadora Sônia Amaral, esteve presente na etapa de Bacabal e avaliou como positiva essa primeira edição. Para ela, a troca possibilitada entre escola e profissionais, além de garantir a formação, também permite conhecer melhor a realidade local, o que contribui para o aprimoramento contínuo das ações de formação realizadas.

 

Desembargadora Sônia Amaral (centro de azul) finalizou as atividades com a equipe do polo de Bacabal

“Conseguimos alcançar os objetivos, porque o propósito também era discutir o nosso papel como servidor público e o compromisso com o cidadão, que temos a obrigação de atender bem. Além disso, foi uma oportunidade de mostrar como a tecnologia, no caso a inteligência artificial, pode acelerar as etapas do processo de prestação do serviço. Então, considerando a extensão territorial, que muitas vezes impossibilita a presença física nas ações da ESMAM [em São Luís], a gente entende que esse é o caminho, levar a instituição para perto dos servidores, que avaliaram bem a iniciativa e participaram ativamente de todo processo”, avaliou.

PROGRAMAÇÃO

Durante as atividades itinerantes, servidoras e servidores têm a oportunidade de conhecer o programa didático-pedagógico da ESMAM, o calendário de cursos e o suporte físico e virtual da Biblioteca Madalena Serejo, além de poder tirar dúvidas e propor sugestões. 

 

 

Também foram realizadas oficinas de inteligência artificial com uso do ChatGPT - ferramenta que proporciona ganho na eficiência e produtividade nos processos, além de oficinas sobre comunicação não violenta, que mostrou as múltiplas possibilidades de construção de ambientes saudáveis e um atendimento mais assertivo ao público.

Participaram das orientações sobre o funcionamento da escola e suas ações formativas as servidoras Anna Tereza Soares (Pós-Graduação) e Elba Acácio (Divisão de Treinamento), enquanto as oficinas foram ministradas pelo juiz Felipe Damous (ChatGPT) e a servidora Isalete Barreto, que também é conciliadora/mediadora judicial.

COMARCAS

As quatro comarcas visitadas fazem parte do Polo Judicial de Bacabal e, juntas, atendem a uma população de 284 mil pessoas (IBGE-2022), distribuídas em 12 municípios da região. Além das cidades que são sede das comarcas, a Justiça maranhense leva serviço à população de Altamira do Maranhão, Bom Lugar, Brejo de Areia, Conceição do Lago Açu, Lagoa Grande do Maranhão, Lago do Junco, Lago dos Rodrigues e Lago Verde.

 

 

Núcleo de Comunicação da ESMAM
E-mail: asscom_esmam@tjma.jus.br
Instagram: @esmam_tjma
Facebook: @esmam.tjma
YouTube: @eadesmam
Fone: (98) 2055-2820

GALERIA DE FOTOS