Uma das temáticas mais discutidas no meio jurídico na atualidade, o abuso do direito processual será tema do novo curso que a Escola Superior da Magistratura do Maranhão (ESMAM) promoverá, nos dias 5 e 6 de junho, destacando o dever que o Judiciário tem de prestar o atendimento jurisdicional à sociedade, em tempo hábil e de forma segura e efetiva.
O curso Abuso do direito processual e o dever de sua coibição terá aulas na modalidade presencial, na sede da ESMAM, das 8h30 às 12h30 e das 14h às 18h (16 horas-aula). Podem participar profissionais do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) em qualquer área de atuação.
Entre outros aspectos, a capacitação traz como debate o fenômeno da excessiva litigiosidade no Brasil e em diversos outros países, por sua complexidade, questões sociais, comportamentais, institucionais e culturais, o que impacta no âmbito social, econômico e jurídico.
Inscrições AQUI até 24 de maio
O formador, juiz Maurício Cunha (TJMG), ressalta que o objetivo é levar os participantes a identificarem os principais aspectos das controvérsias judiciais e doutrinárias relativas à tensão entre o direito fundamental do acesso à Justiça e o uso predatório do Poder Judiciário, no contexto das demandas repetitivas e da litigância de massa, de forma a que os servidores e servidoras tenham aptidão para identificar e melhor gerir/conduzir os processos judiciais dessa natureza.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
SOBRE O FORMADOR
Maurício Ferreira Cunha é Juiz de Direito (TJMG), em estágio de pesquisa pós-doutoramento na Universidade de Girona - Espanha, doutor em Direito Processual, mestre em Direito Processual Civil (PUC/CAMPINAS) e Formador de Formadores da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento da Magistratura (Enfam).
Núcleo de Comunicação da ESMAM
E-mail: asscom_esmam@tjma.jus.br
Instagram/Threads: @esmam_tjma
Facebook: @esmam.tjma
Youtube: @eadesmam
Fone: (98)2055 2820