Poder Judiciário/Mídias/Notícias

Judiciário de Timon realiza nova ação do projeto Capitães da Areia

Publicado em 18 de Mar de 2024, 11h06. Atualizado em 18 de Mar de 2024, 11h07
Por Letícia Araújo

Na última sexta-feira, 16, o Conjunto Novo Tempo, em Timon, foi palco de uma ação social do projeto Capitães da Areia. A iniciativa é resultado de uma parceria entre a Vara da Infância e Juventude da Comarca de Timon e o 11º Batalhão de Polícia Militar do município.

O projeto vem sendo implementado desde 2019 e consiste no amparo a jovens inseridos em contextos de vulnerabilidade social, econômica e familiar, por meio da realização de atividades voltadas à educação, esporte, cultura, lazer e profissionalização dos adolescentes. Devido à parceria, policiais integrantes do programa de execução de medida sócio educativa, como orientadores voluntários desses jovens durante o projeto.

O juiz titular da Vara de Infância e Juventude e idealizador do projeto, Simeão Pereira, acompanhou de perto a execução da atividade, ressaltando o esforço comunitário e institucional para a efetiva ressocialização do adolescente em conflito com a lei. O projeto Capitães da Areia foi reconhecido recentemente pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) como uma ação de referência em todo o país no que diz respeito à Cidadania e Segurança Pública.

Nesta última atividade, os presentes assistiram a uma palestra relacionada ao enfrentamento de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, ministrada pela Cabo Linda Samiellen de Sousa e pelo Sargento Fábio Félix. “É um tema muito importante e urgente na nossa sociedade. Ter essa proximidade com a população e poder contribuir com mais segurança e dignidade das nossas crianças é muito gratificante”, declarou.

Também foi contemplada a temática da higiene bucal e, ao final, foram distribuídos kits de higiene, cestas básicas e brindes personalizados.

Kits de higiene bucal foram distribuídos durante evento

Também estiveram presentes, o juiz titular da 2ª Vara Cível da Comarca de Caxias, Jorge Leite, e também de secretários municipais, conselheiros tutelares, líderes comunitários, além de demais servidores do Poder Judiciário.

 

Assessoria de Comunicação
Corregedoria Geral da Justiça
asscom_cgj@tjma.jus.br

GALERIA DE FOTOS