Poder Judiciário/Mídias/Notícias

Curso de Redação Oficial na comarca de Açailândia

Inscrições prorrogadas até 1º de novembro

Publicado em 27 de Out de 2023, 17h00. Atualizado em 27 de Out de 2023, 17h01
Por Ascom ESMAM

A Escola Superior da Magistratura do Maranhão (ESMAM) abre oportunidade para que servidoras e servidores do  Comarca de Açailândia possam aprimorar a elaboração de documentos oficiais, nos âmbitos administrativo e judicial. Até o dia 1º de novembro, estão abertas as inscrições para o curso Lições de Português: padronização da escrita no serviço público. As aulas presenciais acontecem no Fórum local, nos dias 9 e 10 de novembro (manhã e tarde), com duração de 20 horas-aula.

São 30 vagas disponíveis no sistema acadêmico Tutor. INSCREVA-SE AQUI

Com atividades teóricas e práticas, o conteúdo aborda formas de aprimorar a escrita, por meio da aplicação de técnicas de redação oficial, em obediência ao emprego correto da ortografia e da gramática, prezando pela linguagem objetiva e de fácil compreensão por parte do público atendido pelo Judiciário, especialmente as partes processuais. No ano de 2023, a ação já atendeu comarcas dos polos de Imperatriz, São Luís, Caxias e Bacabal e, agora, será realizada em Açailândia.

Diariamente, o Judiciário produz milhares de documentos, a exemplo de memorandos, ofícios, termos de referência, contratos, alvarás, mandados, despachos e minutas de atos processuais. Todos esses expedientes e atos judiciais contêm informações, procedimentos e determinações, fazendo com que a Justiça se relacione com os mais diversos públicos, para os mais diversos fins. Daí a necessidade do aperfeiçoamento, visando a contribuir para uma comunicação clara e assertiva.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UNIDADE 1: Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (VOLP). Maiúsculas e Minúsculas. Grafia de Números, de Datas e de Horas. Uso de Siglas e de Abreviaturas. Colocação Pronominal. Concordância. Pontuação.

UNIDADE 2: Gênero Textual. Recursos de Coesão Textual. Paralelismo morfológico, sintático e semântico. Construção do Sentido do Texto. Linguagem Inclusiva de Gênero.

UNIDADE 3: Estruturação do parágrafo. Padrão Ofício. Uso de Negrito, de Itálico e de Sublinhado. Formas de Tratamento. Cabeçalho, Endereçamento, Vocativo e Fecho. Análise de textos produzidos no serviço público. Padronização de textos oficiais no âmbito do Judiciário do Maranhão.

A certificação (20 horas-aula) é emitida pela ESMAM, desde que cumpridos os requisitos necessários pelos cursistas. Os profissionais precisam possuir, pelo menos, 80% de presença e serem aprovados nos critérios de participação e postura colaborativa, além de desempenharem bem as tarefas repassadas durante o curso.

SOBRE O FORMADOR

Com formação em Letras e Direito, Fábio de Oliveira Sousa é analista judiciário do TJMA e professor de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira e Portuguesa da Rede Estadual de Ensino. É especialista em Literatura Infanto-Juvenil e mestrando em Letras. Também atua como revisor de textos acadêmicos, jornalísticos e literários.
 
 

Núcleo de Comunicação da ESMAM
E-mail: esmam@tjma.jus.br
Facebook: @esmam.tjma
Instagram: esmam_tjma
Fone: (98) 3235-3231

GALERIA DE FOTOS