Os servidores do polo judicial de Imperatriz podem se inscrever, até 27 de setembro (sexta-feira) no curso Lições do Português Jurídico, ofertado pela Escola Superior da Magistratura (ESMAM). São 40 vagas disponíveis no sistema acadêmico Tutor.
Com 16 horas de duração, a capacitação será ministrada nos dias 10 e 11 de outubro, das 9h às 12h20 e das 14h ás 17h20, no auditório do Fórum da Comarca de Imperatriz, pelo professor Fábio de Oliveira Sousa.
O objetivo é desenvolver técnicas que auxiliem os servidores a produzir textos jurídicos de maneira clara, precisa, concisa, aplicados ao contexto administrativo, tornando a comunicação mais acessível aos que dela necessitarem. Serão trabalhados os mecanismos de construção textual, a paadronização da escrita em textos oficiais, além de aspectos gramaticais aplicados a textos jurídicos.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
UNIDADE 1: Estrutura e elaboração do parágrafo. Qualidades essenciais do texto jurídico: impessoalidade, formalidade, clareza, concisão, unidade, coesão, coerência, precisão, correção, ênfase.
UNIDADE 2: Grafia de números, de horas e de datas. Uso de siglas e de abreviaturas. Uso de maiúsculas e de minúsculas. Cabeçalho, vocativo, fecho, nota de rodapé. Uso de negrito, itálico e sublinhado.
UNIDADE 3: Pronomes. Pontuação. Concordância. Paralelismo. Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa.
FORMADOR
Fábio de Oliveira Sousa - Analista Judiciário – Letras (TJMA), licenciado em Letras e graduado em Direito pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), especialista em Literatura Infanto-Juvenil (UEMA), mestrando no Programa de Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS – UFRN/UESPI), professor de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira e Portuguesa da Rede (SEDUC/MA).
Comunicação ESMAM
(esmam@tjma.jus.br)
(98) 3235 3231