Poder Judiciário/Mídias/Notícias

Ouvidoria Indígena do Poder Judiciário realiza mutirão em Grajaú para etnia Guajajara

Publicado em 18 de Out de 2023, 14h15. Atualizado em 20 de Out de 2023, 10h51
Por Ascom/TJMA

A Ouvidoria Indígena do Poder Judiciário do Maranhão iniciou na manhã desta terça-feira, 17, o 5º Mutirão de atendimento aos povos originários da etnia  Guajajara, na comarca de Grajaú.

 A abertura aconteceu no salão do Júri do Fórum, local onde os serviços foram concentrados para emissão de Registro de Nascimento, Carteira de Identidade, CPF, Carteira de Trabalho, Título de Eleitor e demandas processuais, com previsão  de atendimentos diário a 100 indígenas com demandas em diversos serviços.

A Ouvidoria faz parte da estrutura do Comitê de Diversidade do TJMA e a ouvidora indígena, juíza Adriana Chaves, apresentou ao público presente o fluxo dos atendimentos e as contribuições dos parceiros: Funai-MA, TRE-MA, Defensoria Pública do MA (Núcleos de Grajaú e Imperatriz), Cartório 2º Ofício de Grajaú e Postos de Emissão de RG e Carteira de Trabalho pela Secretaria Municipal de Trabalho.

Coordenadora Adjunta do Comitê, a juíza Elaile Carvalho, ressaltou o alcance dos mutirões indígenas a cada edição e a importância das articulações internas e externas entre as instituições. Edilena Krikati, Coordenadora Regional da Funai, também lembrou da importância das parcerias para garantir os direitos dos indígenas.

PARCERIAS

Para realizar o mutirão em Grajaú, o comitê contou com o apoio de servidores(as) e magistrados(as) locais. O juiz da 1ª Vara e Diretor Substituto do Fórum, Alexandre Magno Nascimento de Andrade, deu as boas vindas e falou da satisfação em participar de mais uma ação realizada pelo Comitê de Diversidade. 

O mutirão encerra na sexta-feira, 20, e durante os dias de atendimento, 27 estudantes do curso de Direito da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) de Grajaú participam como voluntários.

Participaram, ainda, da solenidade de abertura do mutirão: Presidente da Subseção OAB de Grajaú Suely Lopes; o secretário municipal de Trabalho, Edvan Silva; o vereador Arão Guajajara e o gestor do Sebrae, André Veras, o diretor do curso de Direito da Uema em Grajaú, Rômulo Orquiza  e a escrivã titular do Cartório do 2º OfícioTássia Mara  de Oliveira.

Agência TJMA de Notícias
asscom@tjma.jus.br
(98) 3198 4373

GALERIA DE FOTOS